Mulheres têm dificuldade para entrar no mercado de TI

De acordo com o levantamento do Serasa Experian, pessoas de baixa renda também possuem o mesmo problema

por Mateus Moura seg, 28/08/2023 - 14:37

Mulheres e pessoas de classes mais baixas sentem mais as dificuldades de entrar no mercado de trabalho em tecnologia. É o que aponta uma pesquisa feita pela Serasa Experian. 

Até 2024, o Brasil terá um atraso de 260 mil vagas a serem preenchidas na área de tecnologia, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia (Brasscom). Existem vagas disponíveis no mercado, mas falta que as minorias tenham acesso ao conhecimento necessário para conseguirem acesso às oportunidades.

Segundo o levantamento, feito em março de 2023, nove em cada dez entrevistados identificam a área de tecnologia como a profissão do futuro. Contudo, apenas 29% acabam trabalhando nesse ramo. O percentual fica ainda mais preocupante quando o recorte de classe social é colocado, nele 23% da população das classes C, D e E trabalham com com TI.

O Serasa Experian em parceria com a Gerando Falcões, criaram o curso Transforme-se. São 316 bolsas gratuitas para jovens de baixa renda entre 18 e 29 anos que queiram ingressar no mercado de trabalho seguindo a área de TI. 

As inscrições vão até 15 de setembro, pela internet. Serão três cidades contempladas com o projeto, Belém, Fortaleza e Florianópolis. Além da gratuidade, os alunos receberão uma bolsa de R$ 500,00 para ajuda de custo.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março de 2023 com uma amostra representativa da população brasileira. Sua produção foi feita a partir de um questionário estruturado online de autoaplicação com cerca de 3 mil casos representando homens e mulheres acima de 18 anos de todas as classes sociais e regiões do país e com interesse na área de tecnologia. A margem de erro foi de 2 pp considerando um intervalo de confiança de 95%.

COMENTÁRIOS dos leitores