British Council ouve professores de inglês da rede pública

Primeira edição do Self-Assessment for Teachers busca colher percepções de até 20 mil docentes de forma anônima para entender demandas de competências pedagógicas

seg, 02/10/2023 - 17:32
Unsplash Unsplash

Com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos professores de inglês que trabalham na rede pública e aprimorar a qualidade do ensino do idioma nas escolas municipais e estaduais, o British Council inicia hoje (2) no Brasil uma iniciativa voltada para ouvir esses educadores e compreender quais habilidades, de acordo com eles mesmos, necessitam de um aprimoramento mais significativo.

Esta é a primeira edição da pesquisa "Self-Assessment for Teachers" (SAT), que tem como objetivo identificar as principais demandas de competências pedagógicas entre os professores de inglês da rede pública de ensino. A organização britânica espera que até 20 mil docentes de todo o Brasil participem dessa pesquisa, que é anônima, gratuita, totalmente online e acessível por meio de qualquer dispositivo (computador, celular ou tablet) por meio do link.

O acesso à pesquisa estará disponível por três semanas, de 2 a 22 de outubro, abrangendo o Dia dos Professores, celebrado mundialmente em 5 de outubro e no Brasil em 15 de outubro. O questionário contém 28 perguntas, incluindo 12 relacionadas a habilidades específicas, e a estimativa é que leve aproximadamente 15 minutos para ser concluído.

As informações coletadas neste levantamento serão utilizadas como fundamento para a próxima iteração do programa Teaching for Success, agendada para o primeiro trimestre de 2024, após o feriado de Carnaval. Esse programa compila conteúdo de qualidade para a formação profissional contínua, com a orientação de profissionais certificados globalmente pelo British Council. Seu propósito é auxiliar os professores a aprimorar seu desempenho em sala de aula, visando a alcançar melhores resultados para os alunos.

“Considerando o sucesso sem precedentes da ELT Week Brazil 2023, que atraiu mais de 100.000 profissionais em sessões de formação continuada online nos últimos meses, acreditamos que professores de inglês de todo o País irão colaborar conosco nesse mapeamento. Assim poderemos ouvir suas vozes e preparar projetos com uma aderência cada vez maior aos seus interesses”, afirma Alessandra Moura, gerente sênior de programas de língua inglesa e educação básica do British Council. 

COMENTÁRIOS dos leitores