Confira 10 questões de Ecologia para o Enem com resolução

Professores Leandro Gomes e Leandro Alberto explicam algumas questões de biologia de outras edições do Enem

qui, 05/10/2023 - 09:35
Freepik Planta Freepik

Por Caio Moraes

Assuntos de Ecologia são constantemente cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegando a contemplar 50% da prova. Entre os anos de 2009 a 2021 questões sobre o tema estiveram presentes no caderno de Ciências da Natureza. Para ajudar os estudantes que estão e preparando para o Enem 2023, o LeiaJá, em parceria com o Vai Cair No Enem, traz algumas questões de ecologia resolvidas pelos professore Leandro Alberto e Leandro Gomes.

Confira:

1. (ENEM 2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversos pretendentes à disposição para namorar!

Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n.º 174, nov. 2006 (adaptado).



Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:

a) hábitat.

b) biótopo.

c) nível trópico.

d) nicho ecológico.

e) potencial biótico.

Resposta: D) O enunciado relata características do ser vivo, como comportamento dele, comportamento diário, comportamento alimentar, comportamento reprodutivo. Quando uma questão fala sobre o desenvolvimento de características do comportamento, o que o ser vivo faz no ambiente em que ele vive, aí ele fala sobre o seu nicho ecológico. O local onde ele vive é o hábitat e o que ele faz no local em que ele vive é o nicho ecológico.

2. (Enem 2021) A curcumina, uma das substâncias que confere a cor alaranjada ao açafrão, pode auxiliar no combate à dengue quando adicionada à água de criadouros do mosquito transmissor. Essa substância acumula-se no intestino do inseto após ser ingerida com a água do criadouro e, quando ativada pela luz, induz a produção de espécies reativas de oxigênio que danificam de forma fatal o tecido do tubo digestório.

TOLEDO, K. Corante do açafrão pode ser útil no combate à dengue. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 25 abr. 2015. (adaptado).

A forma de combate relatada tem como atividade o(a):

A) Morte do indivíduo adulto.

B) Redução da eclosão dos ovos.

C) Comprometimento da metamorfose.

D) Impedimento do desenvolvimento da larva.

E) Repelência da forma transmissora da doença.

Resposta: D) Os insetos tem estágio de ovo - larva - pupa - adulto. Como a larva está na água, será onde terá a ação da curcumina na larva.

3. (Enem 2021) O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1 000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâncton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.

FRAINER, G.; SICILIANO, S.; TAVARES, D. C. Fransciscana calls for help: […]. International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 (adaptado)

Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontradas em:

A) Esponjas

B) Golfinhos 

C) Fitoplâncton.

D) Peixes herbívoros.

E) Algas macroscópicas.s

Resposta: B) Não são herbívoros e se alimentam de peixes - sendo consumidor secundário, acumulando mais minérios.

4. (ENEM 2013) As algas marinhas podem ser utilizadas para reduzir a contaminação por metais pesados em ambientes aquáticos. Elas podem funcionar como uma “esponja biológica”, absorvendo esses poluentes. Dentro das células dessas algas, esses metais são imobilizados no vacúolo por mecanismos bioquímicos.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 nov. 2011 (adaptado).

Nesse processo, as algas atuam como agentes que promovem a:

a) biodigestão.

b) eutrofização.

c) desnitrificação.

d) biorremediação.

e) biomonitoração.

Resposta: D) Biorremediação faz referência ao uso de microrganismos como as algas para tratar uma substância ou recuperar condições ambientais.

5. (ENEM 2016) Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.

Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).

Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois:

a) substitui gradativamente as espécies cultiváveis por espécies

arbóreas.

b) intensifica a fertilização do solo com o uso de técnicas apropriadas e biocidas. 

c) promove maior diversidade de vida no solo com o aumento da

matéria orgânica. 

d) favorece a dispersão das sementes cultivadas pela fauna residente nas áreas florestais. e) cria condições para o estabelecimento de espécies pioneiras com a diminuição da insolação sobre o solo.

Resposta: B) Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são sistemas de uso da terra que combinam árvores, culturas agrícolas ou na criação de animais em uma mesma área. Eles promovem a biodiversidade, a conservação do solo e a produção sustentável de alimentos, madeira e outros produtos. Os SAFs são uma abordagem importante para a agricultura sustentável e podem contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, melhorando a resiliência dos sistemas agrícolas. Eles são adotados em diversas partes do mundo como uma alternativa mais sustentável aos sistemas de monocultura tradicionais.

6. (ENEM 2015) Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio.

O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o

a) fósforo.

b) enxofre.

c) carbono.

d) oxigênio.

e) nitrogênio.

Resposta: D) Água H2O

Carbono CO2

Enxofre SO4

Fósforo PO4

Nitrogênio NO2- , NO3-

Oxigênio O2, O3

7. (ENEM 2010) Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor.

Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo

uso do adubo NPK?

a) Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio.

b) Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos.

c) Eutrofização, ocasionada pelo aumento do fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton.

d) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura.

e) Desnitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que

chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.

Resposta: C) NPK, eutrofização, é o ato de adicionar, geralmente, derivados orgânicos em mananciais aquíferos, como, por exemplo, rios, lagos, lagoas. Isso, aumentando a taxa de derivado nitrogênio, fósforo e potássio, haverá um aumento da concentração de microrganismos, inicialmente, às algas verdes, altamente fotossintetizantes. Então, o processo de eutrofização é aumentar a taxa, barra, concentração de moléculas orgânicas na água, e isso desencadeará o surgimento, o desenvolvimento e proliferação de muitos microrganismos, como algas verdes, bactérias anaeróbias, que levam à mortandade de peixes, moluscos, insetos, aquáticos, entre outros animais, e entra em cena, em última instância, as bactérias anaeróbias. Que vão atuar na decomposição dessa matéria orgânica gerada pelo NPK.

8. (ENEM 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas. 

Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por:

a) modificação de características

b) incremento no tamanho corporal

c) complexificação de seus sistemas

d) melhoria de processos e estruturas.

e) especialização para uma determinada finalidade

Resposta: A) A Evolução é o processo pelo qual as características hereditárias de uma população de organismos mudam ao longo do tempo, geralmente de geração em geração, devido a pressões ambientais, mutações genéticas e seleção natural. 

Esse conceito fundamental da biologia foi proposto por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace no século XIX e é amplamente aceito como a explicação para a diversidade da vida na Terra. A evolução ocorre através da acumulação de pequenas mudanças ou modificações ao longo do tempo, resultando na adaptação das espécies ao seu ambiente.

9. (Enem Digital 2020) Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).

Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu:

A) Hábitat.

B) Ecótopo.

C) Nível trófico.

D) Nicho ecológico.

E) Ecossistema

Resposta: D) O nicho ecológico é o papel ou função específica que uma espécie desempenha em um ecossistema. Ele engloba vários aspectos, como a dieta da espécie, o qual foi falado na questão sobre a Gralha do cerrado, o local onde vive, como obtém seus recursos, como interage com outras espécies e como influencia o ambiente ao seu redor. O nicho ecológico de uma espécie é fundamental para sua sobrevivência e reprodução, e diferentes espécies têm nichos distintos para evitar a competição direta por recursos.



10. (ENEM 2018) Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque:

a) propicia o fluxo gênico

b) intensifica o manejo de espécies

c) amplia o processo de ocupação humana

d) aumenta o número de indivíduos nas populações

e) favorece a formação de ilhas de proteção integra

Resposta: A) O aumento do fluxo gênico com corredores ecológicos refere-se à promoção da diversidade genética e à movimentação de genes entre populações de organismos em paisagens fragmentadas. Corredores ecológicos são áreas de habitat que conectam áreas naturais ou fragmentadas, permitindo que os animais e plantas se desloquem entre essas áreas. Isso é importante para evitar a endogamia, aumentar a variabilidade genética e ajudar na sobrevivência a longo prazo das espécies.

O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. As provas começam Às e 13h30, com a abertura dos portões marcada para 12h e o fechamento às 13h. No dia 5  de novembro, serão realizadas 90 questões de Ciências Humanas, redação e Linguagens. Nesse dia, a prova acaba às 19h. Já no dia 12 de novembro, com encerramento previsto para as 18h30, a prova contemplará mais 90 questões de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores