Confira 5 estratégias para otimizar o tempo no Enem

Tendo pouco tempo para 90 questões, os estudantes precisam saber usá-lo bem na hora da prova

por Mariana Ramos sex, 20/10/2023 - 14:03
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Prova do Enem Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Um dos pontos que mais assustam os estudantes quando se fala de Enem, é o curto tempo na hora de responder as questões da prova. São 90 questões objetivas para 5 horas de Exame, ou 5h30 no domingo de redação, o que resulta em pouco menos de 3 minutos e 35 segundos para resolver cada pergunta da prova.

Apesar de parecer inviável, é possível se dar bem no Enem se utilizar das estratégias certas na hora do vestibular. Pensando nisso, o LeiaJá trouxe uma lista com 5 estratégias para ajudar o estudante a otimizar seu tempo e conseguir um bom desempenho na hora da prova. O professor de matemática Ricardinho listou as principais dicas a seguir. Confira:

1. Começar pelo conteúdo que tem maior facilidade

Ricardinho explica que o primeiro passo do aluno deve ser começar pela matéria que ele julga ter mais facilidade. Dessa forma, pode adiantar boa parte da prova pelo conteúdo que mais se dá bem.

“O candidato para otimizar o tempo precisa ir para a prova sabendo qual vai ser realizada. No primeiro dia tem a parte de linguagens e humanas, junto a redação, e o segundo dia matemática e ciência-naturezas. Quando ele for abrir o caderno de prova, ele precisa ter ciência bem do que ele domina mais. Então, se ele domina muito matemática, se ele é um aluno bom em exatas, no segundo dia ele vai começar pela prova de matemática e ver as questões mais simples”, detalha.

2. Identificar tipo de questão (fácil, médio ou difícil)

Além de identificar a facilidade pessoal com as disciplinas, é preciso saber reconhecer o nível de dificuldade de cada pergunta e conteúdo. Isso porque o exame trabalha com o sistema de TRI, que é a Teoria de Resposta ao Item, em que mais respostas certas em questões fáceis vale mais que uma resposta certa em uma questão difícil.

Para o matemático, os estudantes podem identificar esses tipos de questões mais fáceis e mais difíceis através da prática e resoluções de perguntas:



“E como identificar esse tipo de questão? O fera já devia ter feito vários exercícios antes? Identificar os tipos de questões que são consideradas simples, tem alguns comandos de questões que dá para perceber, quando ele vai perguntar a média aritmética, a moda, já cai em cima de estatística, a escala de um para o outro, quando vai fazer uma pergunta a respeito de regra de 3, né? Ele já está identificado porque já está fazendo vários exercícios a respeito do conteúdo”, explica.

3. Ler o comando primeiro

Assim como mencionado anteriormente, as perguntas possuem comandos específicos para os estudantes na hora da prova, são as perguntas de cada questão. Ricardinho explica que ler primeiro as perguntas, grifar palavras chaves como pedindo por opções incorretas, resposta errada, entre outros, pode ajudar o raciocínio do vestibulando durante a resolução da questão. “ Eu acho importante ele ler o comando, a pergunta inicialmente”, declara o matemático.

4. Variar as disciplinas das provas

Ainda pensando em estratégias para se dar bem com o sistema de TRI, o docente aconselha os estudantes a variar as disciplinas e não ficar preso nas mesmas questões e provas.



“Procurar no texto da prova de linguagem, ‘matar’ natureza também, e não ficar na mesma prova sempre. Ele vai fazendo tanto no primeiro dia quanto no segundo dia, vai resolver algumas questões que ele considera simples, e depois ele pode ir para outra prova, depois voltar para a anterior”, detalha Ricardinho.

5. Equilibrar o tempo para selecionar a resposta

Por fim, por mais complicado que pareça, é essencial que o aluno consiga mediar o tempo nas questões e não perder tanto em perguntas que exijam muito do aluno, pois são as consideradas mais difíceis.



“Porque a prova do Enem, ela é mediada pelo TRI, então quanto mais questões fáceis e simples você acertar, mais chance de ingressar na universidade você tem”, afirma o professor.

“Então, ver o comando, gastar uns 10 a 15 minutinhos para selecionar (a resposta), folhear a prova e ver esse assunto, grifar ‘esse aqui eu sei’, ‘esse aqui deixa pra depois’, é importante isso acontecer. E fazer as mais fáceis primeiro e depois as mais complexas, sempre grifar, fazer os cálculos e desenvolver”, resume o matemático.

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2023, acontece nos domingos 5 e 12 de novembro. A edição deste ano chegou a 3,9 milhões de estudantes inscritos. Para acompanhar as atualizações sobre o exame, o aluno deve acessar a Página do Participante

 

COMENTÁRIOS dos leitores