Guarulhos terá ônibus gratuitos no Enem

Vestibulandos ganharão acesso livre no transporte público do município

por Maria Eduarda Veloso seg, 30/10/2023 - 16:15
Freepik Prova Freepik

A Prefeitura de Guarulhos anunciou o programa "Ônibus Livre Enem", que vai disponibilizar ônibus municipais gratuitos para os candidatos que irão realizar as provas do Enem 2023, nos dias 5 e 12 de novembro, das 9h às 13h e das 16h30 às 22h. Para garantir o acesso livre, é necessário apresentar o comprovante de inscrição na prova e um documento oficial com foto.

A estratégia foi desenvolvida considerando os motivos para abstenção dos dias de prova, que incluem a carência de verba e a dificuldade de locomoção, pois muitas vezes os vestibulandos são encaminhados para áreas afastadas de suas residências. “Nós queremos ver nossos jovens ascenderem e estamos na torcida por eles”, incentiva o Prefeito Guti.

“Nosso ganho principal com essa ação é inserir o jovem em situação de vulnerabilidade social na carreira estudantil. Sabemos que para eles é mais do que uma vaga, mas sim a realização de um sonho e a oportunidade de mudarem suas vidas e a de suas famílias”, complementa o Subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Um dos principais índices estudados para a criação do projeto foi a participação de jovens no Enem 2021, na retomada das provas presenciais após a pandemia - onde 53% dos estudantes guarulhenses solicitaram a isenção da taxa de inscrição de 85 reais.

COMENTÁRIOS dos leitores