Veja como as soft skills podem ajudar a sua carreira

De acordo com pesquisa, mais de 90% das empresas consideram habilidades sociais mais importantes que questões técnicas

seg, 06/11/2023 - 15:29
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Independentemente do ponto de sua carreira, seu nível de educação e sua localização, é fundamental ter uma compreensão sólida das expectativas do mercado de trabalho, a fim de se manter atualizado e buscar oportunidades.

Não se pode subestimar o valor das habilidades sociais, conhecidas como soft skills, que são consideradas tão importantes quanto as habilidades técnicas (hard skills) por 93% das empresas, de acordo com o relatório "Perspectivas do mercado de trabalho para graduados" da ZipRecruiter em 2022. As soft skills mais procuradas pelos empregadores incluem comunicação interpessoal, planejamento e gestão do tempo.

Em algumas carreiras, como no segmento de consignados, as soft skills são ainda mais cruciais. Nessa área, é essencial que os profissionais sejam flexíveis e resilientes para acompanhar as constantes mudanças no mercado financeiro, que está sujeito a alterações frequentes em regras gerais, impostos e taxas bancárias. De acordo com dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil cria, em média, 46 novas regras de tributação a cada dia útil. Essas mudanças têm um impacto significativo no atendimento ao cliente, que procura as melhores condições, confiança e segurança ao contratar um empréstimo consignado, por exemplo.

Para Rosélia França, recrutadora da Facility, empresa de serviços financeiros especializada em atender servidores públicos nas áreas de segurança pública, educação e saúde, o candidato ideal para ser consultor financeiro na empresa deve possuir quatro principais características comportamentais: ser desbravador, colaborativo, engajado e obstinado. “É preciso ter habilidades de negociação, bom relacionamento interpessoal e um espírito incansável, que não se contente com os “nãos” dos clientes. Mas que saiba ouvi-los e que entenda quais são as objeções e como contorná-las”, explica.

Na área de atuação, é fundamental possuir pelo menos o Ensino Médio completo e conhecimentos em Excel e Word. Para progredir na empresa e aprimorar suas habilidades, a recrutadora sugere a busca por cursos relacionados à Especialização em Vendas, Gestão Emocional e Gestão Financeira. É importante ressaltar que o aprimoramento profissional é valorizado pelas empresas, como é o caso da Facility.

A empresa reconhece e apoia os colaboradores que se destacam, muitas vezes oferecendo oportunidades internas de crescimento. Tanto as empresas quanto os colaboradores buscam ambientes de trabalho com valores atraentes e reconhecimento profissional. O conceito de Employee Experience (EX) desempenha um papel fundamental nesse cenário, ajudando as empresas a atrair os melhores talentos e aprimorar sua lucratividade.

Além de oferecer remuneração competitiva, a empresa também promove ações para incentivar o crescimento dos profissionais, incluindo treinamentos, capacitações, celebrações de tempo de serviço e iniciativas de reconhecimento, como prêmios em dinheiro, viagens e carros. Pesquisas mostram que colaboradores engajados podem aumentar a lucratividade das empresas em até 22%.

Nesse contexto, a empresa realiza o Facility Day, um evento mensal que promove integração, compartilhamento de conhecimento e reconhecimento dos colaboradores, contando com palestrantes renomados e apresentações dos próprios membros da equipe. A Facility está em expansão, com planos ambiciosos e oportunidades de carreira. Mais de 40 vagas estão abertas em Florianópolis, e os interessados podem se candidatar por meio da página de carreiras no site da empresa.

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