CAPES oferece 1.500 bolsas de doutorado-sanduíche

A iniciativa tem duração de três a seis meses

ter, 07/11/2023 - 13:08
Unsplash Pessoas em sala de aula Unsplash

A CAPES está oferecendo 1.518 bolsas, com duração de três a seis meses, para o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). As instituições de ensino têm até 6 de dezembro para realizar os processos seletivos internos de pesquisadores.

O processo de candidatura, com estudantes indicados pelas universidades, será de 7 a 18 de dezembro por meio do Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Para participar da seletiva, de acordo com o edital, é necessário ser brasileiro nato ou, se estrangeiro, possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil.

Além disso, o candidato não pode possuir título de doutor, deve estar matriculado em curso de doutorado, com nota igual ou superior a quatro e não estar em situação de inadimplência com a CAPES ou quaisquer órgãos da administração pública. Ainda segundo o cronograma, Pró-Reitorias de Pós-Graduação terão de 19 a 22 de dezembro para homologar as candidaturas. A relação de homologados será publicada a partir do dia 27 do mesmo mês. O início das atividades no exterior se dará entre abril e junho de 2024.

COMENTÁRIOS dos leitores