Metal Open Air: de mal a pior

Cerca de 12 bandas já cancelaram as apresentações. Motivo: falta de organização da produção do festival

por Karolina Pacheco sex, 20/04/2012 - 21:04
Divulgação Banda gaúcha de metal progressivo e power metal, Hangar, foi uma das que cancelaram a apresentação no festival Divulgação

Hangar, Headhunter DC, Terra Prima, Saxon, Venom, Unearthly, Obskure e outras. Várias bandas já cancelaram suas apresentações no festival Metal Open Air, que estava programado para iniciar às 10h30 (começou com mais de cinco horas de atraso) desta sexta-feira, no Parque da Independência, em São Luiz, no Maranhão.

Três das primeiras bandas do line up cancelaram suas apresentações. Entre os motivos alegados, estão a falta de organização da produção do festival e os atrasos nos pagamentos aos artistas. A banda Hangar chegou a publicar um comunicado oficial em seu site:

"Agora é oficial: não vamos mais participar do Festival Metal Open Air. Recebemos a confirmação da nossa participação na metade de dezembro e até agora não recebemos nem mesmo o contrato. Toda a negociação tinha ficado só no boca a boca, mas fomos muito claros que precisávamos de todo o cachê antes da nossa apresentação, pois precisávamos custear a nossa viagem até São Luís no nosso ônibus próprio. Não aceitávamos em condição alguma tocar sem o nosso backline. Até o momento, só recebemos 25% de nosso cachê e para cobrir todas as despesas de ida e volta (combustível, hospedagem e alimentação para banda e equipe), precisávamos de no mínimo 75%. Além disso, já tínhamos comprado (por nossa conta) a passagem do André, que nos encontraria diretamente em São Luís.



Hoje pela manhã a produção do evento ofereceu mais 35% do nosso cachê e, por conta disso, temos que lamentavelmente, declinar nossa apresentação no festival. Vamos ter que nos manter na estrada até o dia 25/04, quando temos um workshop em Goiânia, ou seja, vamos ter mais gastos. Mas não vamos cancelar essa apresentação, pois respeitamos os nossos fãs e eles não têm absolutamente nada a ver com a irresponsabilidade de certos produtores, que querem brincar de empresários de metal. Tenho certeza que nenhuma banda internacional vai pisar em São Luís sem seu cachê 100% pago. Por isso, nos sentimos no nosso direito.



Como baterista, sou respeitado no mundo todo e não vou aceitar em hipótese alguma, esse desrespeito comigo e com o Hangar em nosso próprio país. Por que sempre os artistas nacionais que devem passar por isso?



Lamentamos muito!"

O evento deve acontecer até domingo (21) e, além das bandas nacionais e internacionais que já cancelaram seus shows, outros nomes ainda aguardam a confirmação de pagamentos para desembarcarem no Estado e realizar suas apresentações.

COMENTÁRIOS dos leitores