"A Terra dos Meninos Pelados" de volta ao Recife

Adaptação da obra de Graciliano Ramos ganha nova montagem e fica em cartaz no Teatro Barreto Júnior até o final de setembro

por Marina Suassuna qui, 09/08/2012 - 12:03
Divulgação/Fernanda Acioly O espetáculo comemora dez anos de encenação e 11 prêmios na bagagem Divulgação/Fernanda Acioly

Adaptação da obra de Graciliano Ramos, A Terra dos Meninos Pelados estreou na semana passada no Teatro Barreto Júnior e segue em cartaz até o fim de setembro. Dirigida por Samuel Santos, a montagem repaginada traz no elenco: André Caciano, Camila Buarque, Erick Lopes, Duda Martins, Gustavo Soares, Julia Shakurr, Michele Sant’Anna e Samuel Lira. Escrita em 1939, A Terra dos Meninos Pelados é uma das obras mais famosas de Graciliano Ramos, que completaria 120 anos em 2012 se fosse vivo.

A obra conta a história de Raimundo, um menino diferente dos outros por ter a cabeça pelada e os olhos com duas cores diferentes: o direito preto e o esquerdo azul. Discriminado pelos amigos, Raimundo cria um mundo imaginário, chamado "Tatipirum", onde todos os meninos são iguais a ele. Dessa forma, o garoto transita entre a vida real e o mundo da fantasia. A montagem de Samuel Santos explora essas duas fases do personagem de forma poética e encantadora, adaptando o cenário de acordo com o estado emocional de Raimundo.

A peça reflete sobre a importância da convivência e do respeito mútuo, além de estimular a fantasia da leitura na contra mão da violência e da alienação. O espetáculo é um convite à vida compartilhada na contramão do bullyng, hoje presente na vida das crianças. A montagem estreou no Recife em 2002, também no Teatro Barreto Júnior. Depois de passar por 16 cidades, o espetáculo volta à capital pernambucana com incentivo do Funcultura em temporada popular.



Serviço

A Terra dos Meninos Pelados - adaptação da obra de Graciliano Ramos por Samuel Santos



Sábados e domingos, 16h30



Teatro Barreto Junior ((Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n - Pina)



R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)



Informações: 81 3355 6398

COMENTÁRIOS dos leitores