João Ubaldo toma posse na Academia Baiana de Letra

Escritor ocupará a cadeira de número 9, antes ocupada por Carlos Veiga, falecido ano passado

por qui, 22/11/2012 - 14:24

Por Daniele Vilas Bôas

Salvador – O escritor João Ubaldo Ribeiro, nascido em Itaparica, considerado um dos maiores escritores brasileiros e destacadamente o maior escritor vivo da Bahia, é o mais novo imortal da Academia de Letras da Bahia. Eleito em primeiro turno, por unanimidade, ele se tornará um acadêmico baiano aos 71 anos de idade.

Nesta quinta-feira (22), às 20h, no Palacete Góes Calmon, em Salvador, o escritor toma posse da cadeira de número 9 ocupada anteriormente pelo acadêmico Cláudio Veiga, falecido no ano passado. Será saudado, em nome da casa, na cerimônia de posse pelo escritor Joaci Goes, ocupante da cadeira de n° 7.

Membro da Academia Brasileira de Letras é ganhador do prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa é escritor, roteirista, professor e pós-graduado em Administração Pública. Também jornalista, atualmente colabora nos editais O Globo, Frankfurter Rundschau (Alemanha), Jornal da Bahia, Die Zeit (Alemanha), The Times Literary Suppplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal das Letras (Portugal, O Estado de São Paulo, A Tarde e outros exteriores e nacionais.

Dentre as suas obras, muitas premiadas, estão Setembro não Tem Sentido, Sargento Getúlio, Vila Real, Viva o Povo Brasileiro, A Casa dos Budas Ditosos, O Sorriso do Lagarto, Vencecavalo e Outro Povo (livro de contos).

O estilo literário do escritor João Ubaldo Ribeira é praticamente traçado pela ironia e pelo o contexto social do Brasil, abordando também a cultura portuguesa, e africana. João tem várias de suas obras adaptadas para o cinema e para a televisão, tendo, participado inclusive, do processo de criação delas. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores