IBOPE pode perder a hegemonia no Brasil

Instituto de pesquisa alemão está tentando entrar no mercado nacional

por Tarcísio Acioli qua, 03/04/2013 - 09:09

A empresa alemã GFK está em negociações avançadas para começar a medir a audiência no Brasil. O instituto chega para bater de frente com o IBOPE, que até então é o único que mede os números da TV brasileira. Dentre as emissoras que mais se entusiasmaram com a chegada da corporação estão o SBT, a Rede Record e a RedeTV!.

Para mensurar os dados da audiência televisiva no país, é necessário que se estabeleça uma parceria entre os canais e a responsável pelos números. Em 2011, a norte-americana Nielsen chegou a tentar se inserir no mercado brasileiro, mas devido ao alto custo de instalação do sistema e uma exigência contratual de que as emissoras de TV contratassem o serviço por pelo menos sete anos.

Entre as diferenças no método de medição está a intenção de se contabilizar também os programas gravados pelos espectadores e um crescimento de 35% no número de amostragem. A GFK vai aferir a audiência dos 16 maiores mercados nacionais - incluindo Recife -, chegando a cerca de 8 mil domícilios.

A Rede Globo e a TV Bandeirantes demonstraram interesse em conhecer o novo sistema, mas não chegaram a fechar nenhum acordo. A multinacional vem estabelecendo contatos com as televisões e agências de publicidade desde o último ano, com intermediação de Fábio Wajngarten, sócio do Controle da Concorrência (responsável pelo monitoramento das inserções comerciais na televisão).

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