Tatuagem, filme de Hilton Lacerda, estreia em Gramado

Primeira ficção do roteirista pernambucano é lançada do 41º Festival de Cinema de Gramado

por Roberta Patu qui, 04/07/2013 - 16:23

O título ‘Tatuagem’, do cineasta pernambucano Hilton Lacerda, foi selecionado na mostra competitiva de longa-metragem nacional do 41º Festival de Cinema de Gramado, que acontece no período de 09 a 17 de agosto, no Rio Grande do Sul. O filme, que é estrelado por Irandhir Santos, Jesuita Barbosa, Rodrigo Garcia, Silvio Restiffe e Sylvia Prado é a primeira ficção de Lacerda.

‘Tatuagem’ revisita o cinema novo, flerta com o experimento do Super 8 - utilizado na década de 1970 no Brasil e dialoga com o cinema contemporâneo. O título procura “iluminar” as várias maneiras que se pode interpretar a história e a cinematografia do Brasil. A obra, que se passa na década de 1978, apresenta os confrontos e reflexões de uma geração que vive na periferia, no mesmo momento em que se acompanha o romance entre um soldado de 18 anos e um agitador cultural, proprietário de cabaré anarquista.

A história se desenrola na periferia de duas cidades do Nordeste do Brasil, onde um grupo de artistas de teatro provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. O líder do Grupo Chão de estrelas, Clécio, interpretado por Irandhir Santos ensaiam em conjunto com intelectuais, artistas e o seu tradicional público de homossexuais, em tom de deboche e anarquia. A transformação do filme acontece quando o protagonista conhece Fininha, interpretado por Jesuíta Barbosa, apelido do soldado Arlindo Araújo de 18 anos, que veio prestar serviço militar na capital.

Ficha Técnica

Brasil, 2013

Elenco: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sílvio Restiffe, Sylvia Prado

Empresa Produtora: REC Produtores Associados

Roteiro e Direção: Hilton Lacerda

Produção: João Vieira Jr.

Produção Executiva: Nara Aragão

Direção de Produção: Dedete Parente Costa

Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo

Direção de Arte: Renata Belo Pinheiro

Trilha Musical: DJ Dolores (Helder Aragão)

Montagem: Mair Tavares

Figurino: Christiana Garrido

Maquiagem: Donna Meirelles

Desenho de Som: Waldir Xavier

Som Direto: Danilo Carvalho

Mixagem: Ricardo Cutz

COMENTÁRIOS dos leitores