Paraibano é premiado em feira nacional de artesanato

Artista foi premiado no Salão de Arte Popular

por Carlos Hierro sex, 12/07/2013 - 10:26
Secom/PB José Fábio ficou em segundo lugar com a peça "Armagedom" Secom/PB

A Paraíba está sendo destaque na 14ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE), que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, até o próximo domingo (14). O ceramista José Fábio, da cidade de Areia, distante 130 km da capital João Pessoa, foi o segundo colocado no Salão de Arte Popular, com a peça “Armagedon”.

“Sou bastante conhecido na minha região, mas foi a primeira vez que saí do Estado para participar de um evento. Fiquei feliz pela colocação e ainda por ter levado para casa R$ 5 mil”, disse Zé Pituca, como é mais conhecido.

A escolha contou com 50 participantes de todo Brasil, além de outros artistas paraibanos. O júri foi formado por colecionadores, estudiosos, professores acadêmicos e pesquisadores de arte popular. Os visitantes votaram através de uma urna eletrônica, que foi disponibilizada no local.

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) conta com seis estandes na feira, o maior com 30m², onde está instalado o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Os outros cinco possuem 27m² cada, e estão à disposição do Serviço brasileiro de Apoio ao Micro e da Pequena Empresa (Sebrae), da Paraíba. As peças estão sendo expostas nas tipologias de cerâmica, madeira, fibra, fio, brinquedo, couro, tecelagem e osso.

“Elas ganharam reconhecimento nacional pelo trabalho que executam e o direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato até dezembro de 2014. Além desse espaço, os visitantes podem conferir a diversidade do artesanato distribuídos nos outros estandes”, acrescentou a gestora do Programa de artesanato, Ladjane Barbosa.

A organização do evento estima movimentar negócios na ordem de R$ 40 milhões. Mais de 300 mil pessoas são esperadas para visitação.

 

COMENTÁRIOS dos leitores