Arte Plural recebe exposições simultâneas nesta terça (20)

Com base na escola de arte de Florença, os artistas Gabriel Cavalcanti de Petribú e Edson Menezes expõem pinturas e esculturas

seg, 19/08/2013 - 16:29

A ArtePlural Galeria recebe, nesta terça (20), as exposições simultâneas dos artistas Gabriel Cavalcanti de Petribú e Edson Menezes. Ambos com base nas escolas italianas de Florença, os pernambucanos exibem esculturas e pinturas passando pela litografia e a arte figurativa, até o dia 30 de setembro. No térreo, o público pode conferir as pinturas e esculturas de Gabriel Cavalcanti de Petribú, em sua primeira mostra individual em Pernambuco. Já no 1º andar, Edson Menezes revela suas pinturas e desenhos, tendo como tema central imagens de homens e mulheres.

Com a mostra inédita Florença/Recife: pintura pura, Gabriel Cavalcanti residiu durante cinco anos em Florença e, mesmo estudando o desenho no estilo da linha, acabou enveredando para o mundo abstrato. “Mostrei dois quadros relacionados ao abstracionismo, que realizei em 2012, para o curador, Raul Córdula, e ele propôs desenvolver obras nesta linha de trabalho. A partir disso, entrei de cabeça no abstracionismo. Com caráter de transparência, iniciei a evolução dos meus trabalhos com texturas diferentes que dão vibrações de luz, profundidade e sensações”, contou o artista.

Explorando técnicas variadas como óleo sobre tela, litografia, acrílico, carvão e até mesmo giz de cera, Gabriel chegou a usar até areia na preparação das tintas para dar mais cor, ficar mais pesada. Além das pinturas, Cavalcanti também apresenta esculturas esculpidas em mármore carrara e pedras calcárias, com contrates e texturas diferentes.

Sob a curadoria do marchand Laurindo Pontes, a exposição de Edson Menezes tem como mote a espera. Intitulada Entre 20 e 30 estudos sobre a espera, a mostra explora o universo das pinturas a óleo e dos desenhos de técnicas mistas com grafite, carvão e mistura com óleo. Inéditas, as obras recebem a influência da arte clássica, mas brinca também com o contemporâneo, como o próprio artista define, “é contemporanizar um olhar clássico”.

Serviço

Exposições Florença/Recife: pintura pura, de Gabriel Cavalcanti e Entre 20 e 30 estudos sobre a espera, de Edson Menezes

De 21 de agosto a 30 de setembro 

De terça a sexta l 13h às 19h

Sábados e domingos l 16h às 20h

Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 - Bairro do Recife)

(81) 3424 4431

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores