Francisco Villa Chan expõe telas inéditas no Recife

'Re-ver, Re-encontrar, Re-fazer' traz novidades do pintor conhecido por suas paisagens pernambucanas e pinturas abstratas

por Swã Medeiros sex, 13/09/2013 - 10:04
Divulgação/Robson Ferreira Exposição fica aberta até o dia 10 de novembro, das 10h às 17h Divulgação/Robson Ferreira

Está aberta ao público a exposição Re-ver, Re-encontrar, Re-fazer do pintor Francisco Villa Chan, em seu ateliê, que fica localizado no bairro da Várzea. Ao todo, são 40 telas inéditas retratando paisagens pernambucanas e pinturas abstratas que seguem expostas até o dia 10 de novembro, das 10h às 17h.

A mostra, que faz parte do projeto O artista em seu atelier, da curadora da mostra, Beth Araruna, tem como destaque a versão da tela Paisagem inacabada, do paisagista pernambucano do século 19 Jerônimo Telles Júnior. Villa Chan é bisneto dele e inspirou-se na tela para desafiar-se a concluir o quadro, completando, assim, a obra do bisavô. 

Toda a exposição também pode ser conferida através da galeria virtual da Barte Virtual da BArte - Brasil Arte Contemporânea  que leva ao público um conceito democratização da arte. O site também orienta os compradores de arte na escolha de obras de artistas contemporâneos e promove a divulgação dos artistas que fazem parte do seu elenco de exposições em qualquer parte do mundo.

Nascido no Recife em dezembro de 1937, Villa Chan já na infância demonstrava interesse pela natureza e mostrava habilidade artística. Gostava de trabalhos manuais, artesanais, principalmente em madeira, e de desenhar figuras de revistas e jornais. Aos 18 anos viajou para estudar em galerias e museus da Europa por seis meses e aos 20, em 1958, ingressou na Escola de Belas Artes (EBA) de Pernambuco, tendo, entre os professores, Vicente e Fédora do Rego Monteiro, Fernando Barreto e Lula Cardoso Ayres.

Serviço

Exposição Re-ver, Re-encontrar e Re-fazer

Até 10 de novembro l 10h às 17h 

Espaço Villa-Chan (Rua São Francisco de Paula, 371 - Várzea) 

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores