Contos de Shakespeare para todas as idades

Nova edição reúne em um só livro vinte peças adaptadas pelos irmãos Charles e Mary Lamb

por Priscila Urpia seg, 04/11/2013 - 17:22
Divulgação Irmãos Charles e Mary Lamb adaptaram vinte peças de Shakespeare para o formato de conto Divulgação

Shakespeare, na arte da dramarturgia, apresentava seu teatro para todo tipo de gente e conseguia entreter ao mesmo tempo nobres, artesãos, letrados e analfabetos. No entanto, parte de sua popularidade se deve aos irmãos Charles e Mary Lamb, que adaptaram vinte peças para o formato de conto. Desta forma, tornaram as histórias do autor inglês acessíveis a pessoas de diferentes idades e gêneros, em diversas partes do mundo.

Publicados em 1807, os contos dos Lamb eram destinados apenas ao público infantojuvenil e jovens senhoras - para quem as peças originais não eram recomendadas devido à dificuldade da língua e ao teor erótico -, mas agradaram também aos adultos e alcançaram sucesso. A coletânea atravessou os mares, chegou ao mundo inteiro e ganhou versões em chinês, japonês, hindi e em muitas outras línguas.

Charles e Mary eram profundos conhecedores da obra de Shakespeare e acreditavam que a leitura deveria levar o jovem a sonhar, e não apenas incentivar as boas maneiras e os princípios elevados, como ensinavam os textos infantojuvenis da época. No Brasil, o livro dos irmãos Lamb só chegou em 1920.

Até os dias de hoje, a coletânea Contos de Shakespeare é reconhecida como uma excelente introdução ao teatro shakespeariano para o público geral. A nova edição do clássico conta com 20 contos e ganhou ilustrações de Weberson Santiago, nova capa, novo projeto gráfico, prefácio inédito e texto de orelha de John Milton, especialista em Shakespeare, professor titular em Estudos da Tradução da USP.

Confira os vinte contos do livro:

A tempestade

Sonho de uma noite de verão

Conto de inverno

Muito barulho por nada

Como lhes aprouver

Os dois cavalheiros de Verona

O mercador de Veneza

Cimbelino

O rei Lear

Macbeth

Tudo está bem quando acaba bem

A megera domada

A comédia dos erros

Olho por olho

Noite de reis

Timão de Atenas

Romeu e Julieta

Hamlet, o príncipe da dinamarca

Otelo

Péricles, príncipe de Tiro

COMENTÁRIOS dos leitores