Dia da Consciência Negra é celebrado no Pátio de São Pedro

Apresentações de coco, afoxé e jurema começam às 20h

por Priscila Urpia ter, 19/11/2013 - 16:59
Divulgação/Fernando Azevedo Ensaio fotográfico 'Negra, mostra tua beleza negra' será exibido em telão Divulgação/Fernando Azevedo

Nesta terça (19), o Pátio de São Pedro recebe mais uma edição da Terça Negra, desta vez para celebrar o Dia da Consciência Negra. O projeto traz as expressões de matriz africana no palco e pretende colocar o público para dançar coco, afoxé e jurema. As apresentações começam às 20h, com a sambada do Mestre Reizinho e a Tribo de Raiz, da Bomba do Hemetério.

Em seguida, o Afoxé Oxum Pandá se apresenta. Às 22h é a vez do grupo Voz Nagô, formado por cantoras negras do Recife, animar o público. Para encerrar, a banda Tronco de Jurema apresenta a mistura de instrumentos elétricos, como baixo e guitarra, aos cantos da jurema, culto sagrado indígena, também influenciado por religiões afro-brasileiras.

Além da programação musical, um telão vai projetar o resultado do ensaio fotográfico Negra, mostra tua beleza negra, produzido pelo fotógrafo Fernando Azevedo. O projeto foi idealizado como uma ação permanente de valorização da mulher negra, através de rodas de diálogos, debates e ações artísticas e políticas. Dez mulheres da Região Metropolitana do Recife participaram do ensaio.

COMENTÁRIOS dos leitores