Garanhuns comemora aniversário de Dominguinhos

Documentários e missa estão na programação

seg, 10/02/2014 - 14:16
Marionaldo Júnior/LeiaJáImagens/Arquivo Festa terá bolo em formato de sanfona Marionaldo Júnior/LeiaJáImagens/Arquivo

Na próxima quarta-feira (12) acontece uma homenagem ao sanfoneiro Dominguinhos, em Garanhuns, terra natal do artista, que neste dia completaria 73 anos de vida. O evento terá apresentações musicais e exibição de trecho de dois documentários sobre o músico, que faleceu no dia 23 de julho de 2013.

O documentário “Dominguinhos” - com imagens de arquivo e o próprio artista narrando sua trajetória: início da carreira, chegada ao Rio de Janeiro, primeira sanfona, parcerias - e a websérie “Dominguinhos +” – que mostra os últimos encontros em estúdios e as falas emocionadas dos artistas Gilberto Gil, Djavan, Lenine, Yamandu Costa, Elba Ramalho, Hamilton de Holanda, entre outros - produzidos pela bigBonsai, produtora de audiovisual paulistana, ainda estão em fase de construção, mas terão trechos exibidos para o público.

A programação começa às 8h, no mausoléu de Dominguinhos, do Cemitério São Miguel, o cantor e compositor, Mourinha do Forró, cantará a música “Saudades de Dominguinhos”. Às 9h, em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal, se apresentam a Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e um grupo de artistas e sanfoneiros amigos do Mestre Dominguinhos.

A festa contará com um bolo em formato de sanfona e uma votação para escolha do local onde ficará uma estátua, feita pelo mestre artesão José Veríssimo, em homenagem ao sanfoneiro. De acordo com a assessoria, a estátua será inaugurada no Festival Viva Dominguinhos, que será lançado na quarta-feira e integrará o calendário de eventos da cidade, mas ainda sem data para acontecer.

Uma missa, às 19h30, na Catedral de Santo Antônio, encerra a programação.

COMENTÁRIOS dos leitores