Cinema de luto: Família se despede de Fernando Spencer

Enterro do cineasta aconteceu na tarde desta segunda-feira (17)

por Marcus Fernandes seg, 17/03/2014 - 18:34

O corpo do cineasta pernambucano Fernando Spencer, que morreu aos 87 anos, foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro, no bairro homônimo, na tarde desta segunda (17). Compareceram ao local amigos, familiares e profissionais da área, como o diretor Kleber Mendonça Filho. Spencer faleceu na madrugada desta segunda, em decorrência de um câncer no pulmão.

Há seis anos ele foi diagnoticado com a doença e foi internado na quarta-feira (12), no Hospital Capibaribe, na Boa Vista, em decorrência de uma infecção. Viúvo de seu segundo casamento, o cinesta deixa seis filhos, oito netos e três bisnetos.

Carreira como cineasta- Fernando José Spencer Hartmann nasceu no Recife, em 1927, e foi cronista de cinema por 40 anos, além de ter presidido a Associação Brasileira de Documentaristas e ocupado o cargo de diretor da Divisão de Teatro e Cinema da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Recife, na década de 1970. Entre 1980 e 2000, Fernando foi coordenador da Cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco e em 2007, ganhou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Considerado um dos primeiros cineastas do Recife, Spencer se destacou pela produção em super 8 e realizou filmes como Nossos Ursos Camaradas (2009) e Caboclinhos do Recife (1974). 

COMENTÁRIOS dos leitores