Seis décadas do teatro para crianças compiladas em DVD

Pesquisa sobre o teatro voltado ao público infantil do Recife, feita pelo ator e jornalista Leidson Ferraz, será lançada publicamento no Teatro Marco Camarotti nesta quinta (10)

por Barbara Brandão qui, 10/04/2014 - 16:00

“Como ator, sou apaixonado por Teatro para Criança. É um público verdadeiro e difícil de conquistar. Além disso, foi em uma peça para crianças que estreei profissionalmente como ator". É com estas palavras que o ator, jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz explica a motivação por trás do seu novo trabalho: Teatro Para Crianças no Recife – 60 Anos de História no Século XX. O projeto, que conta com o incentivo do Funcultura, será lançado publicamente nesta quinta-feira (10), às 19h30, durante a Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude.

A pesquisa é sobre a história do teatro para crianças em Pernambuco, desde a primeira peça, em 1939, até as montagens do fim do século 20. Composta por 500 imagens, notícias jornalísticas, críticas e até programas de alguns espetáculos, o trabalho foi transformado em 50 DVDs que serão distribuidos em bibliotecas, instituições e grupos de teatro.

Outro motivo que levou Leidson a escolher o teatro para crianças é por ser uma vertente desmerecida e diminuída, considerada por muitos um tipo menor de teatro. Por isso, o artista faz questão de não chamar de teatro infantil. “Não gosto de dizer teatro infantil, porque dá uma ideia infantiloide. Chamo de teatro para crianças porque tem uma linguagem diferente que é para todas as crianças, das menores até as de 99 anos”, ressalta o ator.

Inicialmente, o pesquisador teria um ano para concluir o trabalho, um tempo curto para conseguir reunir 60 anos de história. “Eu tinha apenas um ano, quase desisti. Mandei um documento para o Funcultura dizendo que não daria tempo. Mas eles entenderam que o tempo era curto e estenderam o prazo para dois anos”, conta. Além do tempo, ele revelou que se deparou com outros problemas. “O acesso aos materiais é muito difícil. A fonte principal das pesquisa foi a imprensa, e o arquivo público é muito mal cuidado, os jornais estão deteriorados. Até os artistas não cuidam bem dos seus acervos”, desabafa o jornalista.

Apesar de o projeto estar disponibilizado apenas em DVD, Leidson já tem planos para tornar a pesquisa mais acessível. “Em breve, a pesquisa também será disponibilizada na internet, pelo site do Centro Brasileiro Teatro Para a Infância e Juventude (CBTIJ). Também gostaria de publicar o projeto em livro. É caro, mas estou correndo atrás”, conta Leidson Ferraz.

Serviço

Lançamento da pesquisa Teatro Para Crianças no Recife – 60 Anos de História no Século XX

Quinta (10) | 19h30

Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro (Rua Treze de Maio, 455 - Santo Amaro)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores