Jardim dos Livros lança ‘A perfeita ordem das coisas’

Obra de David Gilmour promete uma viagem ao passado em busca de autoconhecimento

por Paula Passos dom, 22/06/2014 - 17:57
Divulgação David Gilmour é considerado um dos maiores romancistas do Canadá Divulgação

A editora Jardim dos Livros lança A perfeita ordem das coisas, de David Gilmour, premiado pelo livro O clube do filme e Uma noite perfeita para ir à China. A obra conta a história de um escritor (alter ego do autor) que, aos 60 anos, está num café de uma cidadezinha francesa e decide fazer uma viagem incomum, revisitar todos os lugares que, no passado, o fizeram sofrer.

O autor metaforiza o salmão. O peixe que, para procriar, precisa empreender uma penosa viagem nadando contra a correnteza, assim como o protagonista, que precisa visitar seu passado por uma necessidade de consciência (ou inconsciência). Essa regressão inclui voltar ao internato de onde fugiu aos quinze anos; entrar na casinha de campo onde o pai se matou; ver suas antigas paixões, permeadas de conflito, e sua ascensão como um escritor incompreendido, incompreensível para si mesmo.

A cada revivência, surge uma pergunta. Qual é a ordem perfeita das coisas? Existe uma ordem perfeita para a vida? David Gilmour é considerado um dos maiores romancistas do Canadá, autor de seis romances, incluindo o best-seller Uma noite perfeita para ir a China, que ganhou o prêmio Governador-Geral de ficção em 2005.

COMENTÁRIOS dos leitores