‘O Homem das Multidões’ tem pré-estreia nesta quarta (30)

Filme fala sobre a solidão humana através da história de um maquinista de metrô

por Paula Passos seg, 28/07/2014 - 10:16
Divulgação Juvenal é um maquinista de metrô em Belo Horizonte, Margô controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão. Esse filme é uma reflexão sobre as diferentes formas de solidão e de amizade no universo urbano brasileiro Divulgação

A pré-estreia do longa O Homem das Multidões, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, está marcada para esta quarta (30), às 20h, no cinema da Fundação Joaquim Nabuco. A estreia em circuito nacional será na quinta (31).

Inspirado no conto The man of the crowd, do norte-americano Edgar Allan Poe, O Homem das Multidões conta a história de um solitário maquinista de metrô que se mistura ao aglomerado de pessoas de uma metrópole em busca das companhias que não possui em sua vida privada.

Fazem parte do elenco Paulo André e Silvia Lourenço, além da participação especial do crítico de cinema Jean-Claude Bernardet. Para a imagem do filme, os diretores adotaram a razão de aspecto (aspect ratio) de 3x3 para criar, com uma proporção quadrada, o que chamam de ‘claustrofobia da imagem’.

O filme foi todo realizado em locações no centro de Belo Horizonte e levou quase sete anos para ser concluído. É o oitavo longa-metragem assinado por Cao Guimarães e o quarto por Marcelo Gomes.

Cao já dirigiu 24 curtas-metragens, além de longas-metragens, entre eles os premiados Da Janela do Meu Quarto (2005), Acidente (2006), Ex-Isto (2010) e Otto (2012). Participou de festivais em Locarno, Veneza, Sundance, Cannes, Roterdã, São Paulo e Rio de Janeiro.

Já Marcelo Gomes tem como primeiro longa Cinema, Aspirina e Urubus, que participou do festival de Cannes em 2005. Dirigiu ainda Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, em 2009. Há dois anos finalizou o filme Era uma vez eu, Verônica, vencedor dos festivais de Brasília e Amazonas e participante de eventos em Toronto, San Sebastian e Cuba. 

Serviço

O Homem das Multidões

Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609 - Derby)

R$ 10 e R$ 5

COMENTÁRIOS dos leitores