Bongar leva festa de terreiro para a Praça do Carmo

Durante o show, grupo destacou a importância da cultura popular

por Barbara Brandão dom, 07/09/2014 - 08:56

A chuva apenas ameaçava cair, mas assim que anunciados, o Bongar, quase como se a tivesse evocado, trouxe a água abaixo ao subir no palco do MIMO. "Com a chuva é que é bom", disse o vocalista do grupo, Guitinho de Xambá, ao público. E com suas músicas marcadas pela percussão de raízes negras, o grupo transformou a Praça do Carmo, em Olinda, em um verdadeiro terreiro - ou como Guitinho gosta de chamar, "o quintal da sua casa". 

O show se manteve em ritmo agitado de celebração a cultura popular, sempre no ápice. O público não se deixou abater pela chuva, frio ou lama, e dançaram freneticamente de pés descalços passos de maracatu, samba e axé. Preparado em homenagem ao que seria o centenário de Mãe Biu, avó dos integrantes do Bongar, a apresentação contou com a presença de vários integrantes do Terreiro de Xambá – de onde o grupo é originário – dançando e tocando, além da participação do músico Juliano Holanda. O repertório contou com músicas dos dois primeiros discos do grupo e canções inéditas, que fazem parte do novo trabalho que deverá ser lançado em janeiro de 2015. 

Durante o show, Guitinho de Xambá fez questão de ressaltar em vários momentos a importância da cultura popular pernambucana, e negra, para o país. “Há espaço para a cultura popular nos palcos e em qualquer lugar”, gritou para o público. Em entrevista dada ao LeiaJá, Guitinho também falou sobre a importância de grupos como o bongar em grandes festivais de música. “Todos os integrantes fazem parte da periferia e isso mostra o quanto a cultura popular e a musicalidade tradicional estão vivas e se inserindo em ambientes como esse”, disse o vocalista.

COMENTÁRIOS dos leitores