Dia Nacional do Frevo é celebrado neste domingo (14)

Em 13 de janeiro de 2009, um decreto assinado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o Dia Nacional do Frevo

por Eduarda Esteves dom, 14/09/2014 - 08:00

Neste domingo (14) é celebrado o Dia Nacional do Frevo, ritmo musical e uma dança brasileira com origem genuinamente pernambucana. Atualmente, o Frevo integra a rica diversidade da cultura brasileira e é marco do carnaval pernambucano, especialmente em Olinda e Recife, sendo celebrado também na capital pernambucana, no dia 09 de fevereiro.

No final do século 19 e início do século passado, o frevo surgiu como camuflagem da luta dos capoeiras. A dança adquiriu características próprias, nascendo muito mais da improvisação que já levaram à catalogação de mais de 120 passos.

Em 2012, o Frevo foi instituído Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCOO "Frevo Rasgado", além de traçar um panorama do ritmo, reforça o papel do gênero no cenário musical brasileiro. 

Em comemoração ao Dia do Frevo, a Orquestra Arruando faz show itinerante, domingo, no Bairro do Recife. A concentração acontece no Marco Zero, onde 20 músicos e oito passistas se apresentam. Haverá, também,a participação do boneco do Homem da Meia-Noite.

Serviço

Orquestra Arruando com "Recife do Frevo e do Passo"

Domingo (14) | 15h

Palco do Marco Zero

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores