Velório de Abelardo é cheio de homenagens e emoção

Artista continuou ativo até o fim da vida, sempre pensando em futuros projetos

por Carlos Silvio ter, 23/09/2014 - 20:24

O velório de Abelardo da Hora, artista morto na manhã desta terça-feira (23), está sendo velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) desde às 17h40. No espaço, familiares, parentes e amigos conversavam e relembravam o artista. Uma das primeiras a chegar ao local foi a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.

Conversando com a imprensa antes de entrar no Salão Nobre, Leda falou sobre a importância do trabalho e da figura do artista: "É uma grande perda. Abelardo era uma pessoa que em toda sua obra denunciou a opressão, retratando os mais fracos. Ele não era simplesmente um criador, mas um homem comprometido com o povo. O tamanho da obra dele é universal." 

Abelardo Filho contou sobre a luta do pai em seus últimos dias de vida. O artista plástico lutava há 34 dias pela vida. De início hospitalizado por causa de uma virose, Abelardo sofreu duas infecções e um AVC, mas sempre forte, falando do futuro e pensando em novos projetos. "Ele pegou na minha mão com força e naquele momento eu acreditei que todos aqueles projetos que ele me falou iriam ser concretizados" relembrou. Ele também falou mais do pai: "Ele deixa um grande legado. Meu pai é o mestre de uma geração e representa um exemplo de ética. Hoje Recife está mais feia por causa da morte dele. O dia está cinza", declarou.

Com 90 anos de idade, Abelardo da Hora era um homem que amava trabalhar e falava sobre seus futuros projetos mesmo no hospital. Abelardo Jr. revelou que o artista tinha planos para o futuro, um deles era Torre Cinética do Recife (espaço que será instalado no bairro da Torre) e um busto de Gregório Bezerra "quase pronto" que ficará na Torre Cinética. "Ele não queria morrer, durante toda esse tempo ele sempre lutou pela vida", revelou o filho do artista.

Um dos vieram à ALEPE para prestar homenagem ao artista foi o cantor Claudionor Germano, irmão de Abelardo. Muito emocionado, foi amparado por familiares e depois falou com a imprensa sobre o irmão: "É uma perda irreparável. Só temos a agradecer o imenso legado que eles nos deixou".

Também estiveram presentes no velório Marcelo Canuto, secretário estadual de Cultura e Severino Pessoa, presidente da Fundarpe. Tereza Costa Rego, amiga há mais de 50 anos de Abelardo Barbosa, falou da importância do artista, que ela considerava um irmão: ''Eu vou sentir muita falta de Abelardo, ele era um artista diferente, que amava formar outros artistas. Toda uma geração passou pela mão de Abelardo e ele ainda é uma presença forte na cidade. Acho que o Recife ainda não se deu conta dessa perda" comentou a artista plástica.

O corpo de Abelardo da Hora continua no Salão Nobre da ALEPE até amanhã de manhã. O velório é aberto ao público até as 22h e nesta quarta-feira (24) reabre às 8h. O enterro do artista será no cemitério de Santo Amaro, às 11h.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores