SPA das Artes independente abre programação na terça (27)

Em resposta ao cancelamento do evento pela Prefeitura do Recife, iniciativa leva intervenções artísticas a diversas partes do Recife

por Paula Brasileiro seg, 26/01/2015 - 13:14
Divulgação O Nosso SPA, das Artes de Cada Dia leva intervenções artísticas aos espaços públicos da cidade a partir desta terça (27) Divulgação

O Nosso SPA das Artes de Cada Dia ocupará, a partir desta terça (27), espaços públicos do Recife com trabalhos de artistas e não artistas que desejam expor suas obras. A ação tem o objetivo de promover a reflexão e a produção das artes contemporâneas e é uma resposta à decisão tomada pela Prefeitura do Recife de cancelar a continuidade do SPA das Artes, que acontecia anualmente sendo parte integrante do calendário definido pelo Plano Municipal de Cultura (LEI Nº 032/2008).

Cancelamentos e esvaziamento: retrato da gestão de Cultura do Recife

As ações artísticas foram escolhidas a partir de um edital público e acontecem não só na capital mas também em outros pontos da Região Metropolitana do Recife. Participam artistas nacionais e internacionais como o fotógrafo Ricardo Luna (Equador), o educador social e grafiteiro Galo de Souza (PE), os fotógrafos Thiago Fogolin (SP) e Filipe Mendes (PE), os performers Marco Salomão (PE), Wolder Wallace (PE), Taína Veríssimo, do Grupo Totem (PE), o Jorge Luiz A.k.a. Coletivo Assassina Mercadoria (SC), o fotógrafo e historiador AsilVaa (SP), o artista visual e performer João Pedro Zuccolloto, as bandas Os Irmãos de Van Gogh, Atroça além de recitais poéticos e ciclos de debates.

Entre os destaques da programação estão a intervenção 2 dias de pesca. Rio morto, obra conjunta do Coletivo Nosso! com a Colônia de Pescadores Z1, de Brasília Teimosa e a Forno Ideias e a estreia no Brasil da ação performática The Green Man, do dinamarquês Peter Michael Dietz. Toda a programação é gratuita e está disponível no site oficial do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores