NY devolve à Itália duas obras de arte roubadas

Uma tela do século XVIII do pintor Giambattista Tiepolo foram devolvidas nesta terça-feira às autoridades italianas

ter, 24/02/2015 - 22:02
JEWEL SAMAD Estatueta etrusca em bronze do séc. VI, ou V, a.C, é vista durante cerimônia em 24 de fevereiro de 2014 JEWEL SAMAD

Uma milenar estatueta etrusca, roubada há mais de 50 anos na Itália, e uma tela do século XVIII do pintor Giambattista Tiepolo foram devolvidas nesta terça-feira às autoridades italianas, em uma cerimônia em Manhattan.

A estatueta em bronze do séc. VI, ou V, a.C., representa Héracles, um dos herois mais venerados da Grécia antiga. Foi roubada em 7 de janeiro de 1964 do Museo Arqueológico Oliveriano de Pesaro, na costa italiana do Adriático. Foi revendida pela primeira vez na Suíça e, depois, em Nova York, para um colecionador que garantiu ignorar que o objeto fosse roubado, de acordo com documentos da Justiça.

O óleo "The Holy Trinity Appearing to Saint Clement" atribuído ao pintor veneziano Giambattista Tiepolo (1696-1770) foi roubado em agosto de 1982 de um colecionador em Turim. Reapareceu em 2013, quando um marchand na Irlanda entregou o quadro à casa de leilões Christie's para ser vendido em Nova York, no final de 2014.

Ambos os objetos foram entregues hoje a Angelo Ragusa, funcionário da equipe da Força dos Carabineiros encarregada de combater o tráfico de obras de arte e de antiguidades, em uma cerimônia no gabinete do procurador de Manhattan, Preet Bharara.

"Sentimos orgulho de poder devolver essas peças do patrimônio italiano à Itália e ao Museu Oliveriano", afirmou o diretor-adjunto do FBI em Nova York, Diego Rodríguez, após a cerimônia.

COMENTÁRIOS dos leitores