Cultura de Bois é celebrada no centro do Recife

Cortejo foi realizado neste domingo (1º), no Recife Antigo, em celebração ao Dia da Cultura de Bois no Estado

por Alexandre Cunha dom, 01/03/2015 - 17:39

Desde 2010 integrante do calendário pernambucano, o Dia da Cultura de Bois – 28 de fevereiro – foi comemorado, de fato, neste domingo (1º), com um encontro de agremiações de bois e ursos, no Recife Antigo. Concentrados na Avenida Rio Branco, inúmeros grupos compuseram o primeiro evento do tipo realizado nas ruas históricas do Bairro do Recife.

Do Marco Zero, o cortejo segue pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau até o destino final, a Praça da República. Entre os grupos presentes à celebração estavam o Boi de Mainha, Boi Malabá, Boi da Mata, Boi Glorioso de Bonito e Urso Zé da Pinga. Integrante deste último, Edileuza Lira afirmou que cada Boi convida um Urso para o evento anual. 

O trecho escolhido pelo trajeto e o dia oficial da cultura de Bois não são em vão. Foi em 28 de fevereiro de 1644 quando o lendário boi, confeccionado pelo governo de Maurício de Nassau, foi visto voando sobre a então Ponte do Recife. Vertente cultural das mais representativas do Estado, a cultura de Bois conta, atualmente, com mais de 300 grupos em Pernambuco. 

COMENTÁRIOS dos leitores