Pátio de São Pedro recebe exposição de culinária afro

Ao todo, sete mil unidades das iguarias estarão disponíveis para degustação

por Elaine Ventura sex, 19/06/2015 - 18:13

Uma noite para celebrar as tradições africanas. Essa é a proposta da 9ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira, que será realizada na próxima segunda-feira (22), no Pátio de São Pedro. O evento é organizado pelo Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, em parceria com a Mãe Elza de Iemanjá, povos tradicionais de terreiros e apoio da Prefeitura do Recife.  

Ao todo, sete mil unidades das iguarias estarão disponíveis para degustação. Além dos 20 pratos diferentes, que estarão distribuídos nas dez barracas montadas no entorno do Pátio. Quem visitar a exposição ainda terá a oportunidade de entrar em contato com outros princípios da cultura afro-brasileira, pois os cantos e rezas serão entoados para louvar o orixá Xangô, conhecido na cultura católica como São João, e celebrar a fartura do mês de junho. As barracas serão comandadas pelos babalorixás e as ialorixás, pai e mãe de santo, respectivamente.  

Por três anos, o evento foi realizado na Praça do Arsenal, mas retorna ao Pátio de São Pedro point tradicional de eventos que cultuam a cultura afro. “A iniciativa teve início aqui e é aqui onde nossas mobilizações de luta pela igualdade racial acontecem, como a Terça Negra, a Caminhada dos Terreiros, a Festa do Fogo, dentre outros”. 

A programação terá início às 17h, com a reza em celebração aos Ancestrais-Àdúrà. O encerramento está previsto para as 21h. 

Programação

17h - Celebração aos Ancestrais-Àdúrà (reza) e início do Sirè-Orin Òrìsà, Vodun, Nkise (cânticos) a Divindade ÈSÙ.

18h - Início da Degustação – Continuação do Sirè (cânticos) – Grande Roda.

20h - Celebração à Divindade SÀNGÓ – Todos dançam e cantam ao redor da Fogueira (Elemento FogoSAGRADO).

20h30 - Entrega do Prêmio ÌYÁBÀSÉ 2015.

21h - Encerramento do Sirè.

 

Serviço

9ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino

Segunda (22) | 17h

Pátio de São Pedro (Bairro de São José - Recife)

Gratuito

(81) 3355 3100

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores