Virtuose faz concertos no Nordeste, Argentina e Uruguai

Pelo sexto ano consecutivo, o VIRTUOSI acontece em diferentes localidades como Recife, Olinda, João Pessoa, Campina Grande, Fortaleza, Buenos Aires e Montevidéu

por Roberta Patu qua, 18/11/2015 - 16:13
Divulgação Grupo francês Quatour Caliente é uma das atrações Divulgação

De 9 a 20 de dezembro, o Ministério da Cultura e o BNDES promovem o XVIII VIRTUOSI - Festival Internacional de Música de Pernambuco. O evento será realizado no Nordeste brasileiro, na Argentina e no Uruguai. Pelo sexto ano consecutivo, o VIRTUOSI acontece em diferentes localidades além do Recife, indo neste ano a Buenos Aires, Montevidéu, Olinda, João Pessoa, Campina Grande e Fortaleza.

Em 2015, o IV VIRTUOSI SÉCULO XXI antecede a programação do XVIII VIRTUOSI, mantendo a tradição de trazer grandes nomes internacionais na música contemporânea para conversar com os instrumentistas locais apresentando novas peças ao vivo. O IV VIRTUOSI SÉCULO XXI acontece de 9 a 11 de dezembro e traz o compositor húngaro Dániel Péter Biró, o polonês Zaid Jabri e os brasileiros Flo Menezes, Alfredo Barros, José Orlando e Pauxy Gentil-Nunes.

Dedicado à música contemporânea com a curadoria do compositor Marcilio Onofre, o IV VIRTUOSI SÉCULO XXI realiza palestras e masterclasses no Instituto JCPM e concertos no Teatro Eva Herz. Na programação estão o grupo IAMAKÁ com o Oratório Profano “Stella Splendens” de Eli-Eri Moura, o violonista Daniel Murray e o violista Rafael Altino que lança na ocasião seu CD “Viola a Rafael” incentivado pelo Funcultura.

A abertura do XVIII VIRTUOSI acontece simultaneamente em Olinda e Buenos Aires. No dia 13 de dezembro, às 18h, o Convento de São Francisco em Olinda recebe The Harlem Quartet (EUA), que apresenta um programa bem variado com obras de Beethoven, Mendelssohn, Turina, Tom Jobim, Dizzy Gillespie e Chick Corea.

Enquanto isso, pela manhã, na Usina del Arte em Buenos Aires, a Orquestra Virtuosi sob a regência de Rafael Garcia se apresenta na Argentina pela primeira vez com um repertório que traz obras de Dvorak, Haydn, Proto, Ernani Aguiar e a primeira audição da obra Armoriatika de Eli-Eri Moura, refletindo um caleidoscópio musical envolvendo recorrentes paisagens sonoras baseadas em materiais do cancioneiro brasileiro e da região nordestina em particular. Dois dias depois, a Orquestra Virtuosi segue para Montevidéu no Uruguai, onde se apresenta na Sala Nelly Goitiño del Sodre no dia 15. Serão solistas nesta turnê o flautista Horacio Massone, o violinista Yehezkel Yerushalmi, o violista Rafael Altino e o violoncelista Leonardo Altino.

De volta ao Recife, a programação do VIRTUOSI prossegue nos dias 15 e 16 com concertos de câmara na Ordem Terceira de São Francisco do Recife. O Trio de Cordas com membros do Quarteto Carlos Gomes (SP) se apresenta no dia 15. No dia 16, é a vez da apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco que terá como solista e diretora a violinista inglesa Priya Mitchell. O evento tem início às 19h e a entrada é 1 Kg de alimento não perecível.

O Teatro de Santa Isabel abriga a Série Vicente Fittipaldi com as principais apresentações do festival a partir do dia 17 às 20h com The Harlem Quartet, grupo originalmente formado pelos vencedores do Sphinx Competition para instrumentistas de cordas negros e latinos. O quarteto venceu o Grammy em 2013 com o CD “Mozart goes dancing” e vem ao Recife pela primeira vez.

Na sexta-feira, 18 de dezembro, às 20h, a Orquestra Virtuosi se apresentará sob a regência do Maestro Rafael Garcia, tendo como solistas o violinista Benjamin Sung, o violista Rafael Altino, o violoncelista Leonardo Altino e Catalin Rotaru. Será apresentada pela primeira vez no Brasil a obra Armoriatika para viola, cello e cordas. A obra foi encomendada pelo festival Virtuosi e é de autoria do compositor paraibano Eli-Eri Moura em homenagem aos 45 anos da música armorial. O título faz referência ao Movimento Armorial, que nos anos de 1970 levou para as salas de concerto os instrumentos típicos e a música tradicional dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O grupo francês Quatuor Caliente celebra seus 15 anos de atividade no sábado, 19 de dezembro, às 20h no Recife, com o apoio do Consulado Geral da França no Recife. No dia 16, o grupo realiza um concerto em Campina Grande. A história do grupo começou no ano 2000 quando quatro jovens músicos apaixonados pelo Novo Tango se reuniram. Rapidamente, o grupo começou a se apresentar na França e em outros países. Vencedor do Piazzolla Music Award em Milão, o grupo gravou seu primeiro CD e a não parou mais de crescer.

Mais do festival

Neste ano, o festival pela primeira vez “sobe o morro” apresentando o CONCERTO BNDES na comunidade do Alto José do Pinho. Será também a primeira vez que a comunidade recebe um concerto de música clássica ao vivo. O programa “A Música Clássica Sobe o Morro” ocorre às 19h do dia 19 de dezembro com a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia ao lado de vários solistas e artistas nacionais e internacionais. Formada em 1940 por trabalhadores da antiga Fábrica da Macaxeira, o Alto José do Pinho é um centro de cultura popular com maracatus, reisados, blocos carnavalescos, artes cênicas e outras expressões populares.

O festival se despede do Recife no domingo (20) às 18h, com o recital da pianista armênia Marianna Schrinyan.Como “Steinway Artist” e vencedora de cinco prêmios no ARD International Music Competition em Munique, Marianna Schrinyann desenvolve uma grande carreira internacional. É artista convidada de muitos festivais, entre eles Schleswig-Holstein, Schwetzinger Festspiele e MDR Summer Music Festival. Marianna também é considerada uma das pianistas mais importantes de seu tempo e é solista das orquestras de Oslo, Helsinki, Copenhagen, Tapiola, Göteborg e Norrköping. Desde 2014 ela é professora do Royal Danish Music Conservatory em Copenhague.

Logo em seguida, às 19h, o VIRTUOSI se despede com o recital da violinista inglesa Priya Mitchell e a pianista Marianna Schrinyan. A violinista Priya Mitchell estudou com Zachar Bron na Alemanha. Foi solista de várias orquestras tais como Filarmônica Russa, BBC Philharmonic, Sinfonia Varsova, Symphony Hall Birmingham, Orquestra Sinfônica da BBC. É diretora do Oxford Chamber Music Festival, Inglaterra.

Fortaleza – The Harlem Quartet será a atração da etapa cearense do festival Virtuosi em Fortaleza no dia 15 de dezembro às 20h no Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar. A vinda do Harlem Quartet ao Brasil está sendo possível através do apoio do Consulado Americano no Recife.

Campina Grande - O VIRTUOSI apresenta também um concerto na cidade de Campina Grande com o apoio do Museu dos Três Pandeiros. O concerto do grupo francês Quatuor Caliente ocorre no dia 16 de dezembro às 20h no Museu.

João Pessoa – Durante a semana de concertos em Pernambuco, o VIRTUOSI vai para Paraíba e apresenta um concerto especial na cidade de João Pessoa. Com apoio da FUNJOP e UFPB, a Sala Radegundis Feitosa recebe a pianista Marianna Schrinyann e a violinist Priya Mitchell no dia 17 de dezembro, às 20h.

Confira a programação completa a seguir:

IV VITUOSI SÉCULO XXI

Instituto jcpm - palestras, debates, oficinas

Qurta-feira (9)  

09:30 – 10:50 palestra 1: Dániel Péter Biró (Hungria/Canadá)

11:00 – 12:20 palestra 2: Flo Menezes (SP)

14:00 – 15:20 palestra 3: José Orlando (PB)

Qinta-feira (10)  

09:30 – 10:50 palestra 4: Zaid Jabri (Síria/Polônia)

11:00 – 12:20 palestra 5: Alfredo Barros (CE)

14:00 – 15:20 palestra 6: Pauxy Gentil-Nunes (RJ)

Sexta-feira (11)

09:30 – 12:20 Master Class: Dániel Péter Biró (Hungria/Canadá)

13:30 – 16:20 Master Class: Zaid Jabri (Síria/Polônia)

Teatro Eva Herz | Shopping RioMar

Quarta-feira (9)

19h30 Iamaká

Eli-Eri Moura Stella Splendens - oratório profano

[1963]

Quinta-feira (10) 

18h00 Daniel Murray, violão

19h30 Rafael Altino, viola

lançamento do cd viola a rafael

XVIII VIRTUOSI - Tour internacional

Rafael Garcia, director artístico

Orquesta Virtuosi de Pernambuco

Rafael Garcia, regente

solistas: Yehezkel Yrushalmi, violino

Rafael Altino, viola

Leonardo Altino, cello

Catalin Rotaru, contrabaixo

Buenos Aires | Usina del arte

Domingo (13) | 11h30

Montevideo | sala nelly goitiño del sodre

15 | martes 19h30

Recife

IV VIRTUOSI DIÁLOGOS

Livraria Cultura Paço Alfândega

15, 16 e 17 | 12 - 10h

aprendendo a ouvir música clássica

talks com irineu franco perpétuo

inscrição: www.virtuosi.com.br

Ordem Terceira de São Francisco do Recife

Terça-feira (15 | 19h

Trio de Cordas, membros do quarteto carlos gomes

Quarta-feira (16) | 19h

Priya Mitchell, violino

Orquestra Jovem de Pernambuco

Teatro de Santa Isabel

Quinta-feira (17) | 20h

The Harlem Quartet

Sexta-feira (18) | 20h

Orquestra Virtuosi

Rafael Garcia, regente

Sábado (19) | 20h

Quatuor Caliente

Domingo (20)

18h marianna schrinyan, piano

19h priya mitchell, violino

mariann schrinyan, piano

alto josé do pinho

Sábado (19) | 19h

Grande Concerto Bndes

Orquestra Jovem de Pernambuco

Rafael Garcia, regente

Tour Nordeste

olinda|pe convento de são francisco

13 | domingo 18h

The Harlem Quartet

Fortaleza | CE Auditorio Dragão do Mar

Terça (15) | 20h

The Harlem Quartet

Campina Grande | PB Museu dos 3 Pandeiros

Quarta-feira | 20h

Quatuor Caliente

João Pessoa | PB sala Radegundis Feitosa

Quinta-feira (17) | 20h

Priya Mitchell, violino

Marianna Schrinyann, piano

COMENTÁRIOS dos leitores