Cine Olympia exibe filme sobre catadores do lixão do Aurá

Na quinta-feira, 3 de dezembro, público poderá conferir documentário dirigido por Homero Flávio e Úrsula Vidal. Exibição será no mais antigo cinema do Brasil.

por Mirelly Pires ter, 01/12/2015 - 17:13

O Cine Olympia, referência por ser considerado o cinema mais antigo do Brasil em funcionamento, com o apoio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e da Prefeitura de Belém, exibirá o longa-metragem “Catadores de Sonhos”, nesta quinta-feira, 3 de dezembro. Dirigido pelo cineasta Homero Flávio e pela jornalista Úrsula Vidal, o documentário fala sobre o cotidiano dos quase dois mil catadores do lixão do Aurá, área localizada nas imediações de Belém que durante anos recebeu o lixo produzido pela capital e Região Metropolitana.

Comovente e real, o filme mostra para o público como os catadores garantem o sustento de suas famílias. Além disso, explica de que maneira o fechamento desse aterro sanitário afeta aqueles que vivem da coleta de materiais recicláveis. A obra, filmada entre 2014 e 2015, coloca oca fatores sociais, por se tratar da vida dos catadores de lixo, e ambientais em evidência, além de acompanhar o processo de negociação entre os catadores e os agentes públicos. Foram escolhidos quatro catadores para representar a realidade do lixão. 

O filme é uma realização da empresa “Abre-te cérebro” e tem patrocínio do Banco da Amazônia. A entrada é gratuita.

Serviço: 

Filme “Catadores de Sonhos”. Quinta-feira (03/12). Sessão às 18h30. Em cartaz no Cine Olympia, localizado na Avenida Presidente Vargas, 918. Entrada franca.

Programação do mês de dezembro:

- 04/12 a 10/12 (exceto 9) – "Betinho, a esperança equilibrista". Sessão às 18h30. Livre para todos os públicos e entrada gratuita

- 08/12 – Homenagem ao diretor George Mèliés, com a participação do pianista Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18h30. Classificação indicativa de 10 anos e entrada gratuita

- 11/12 a 17/12 – Campo de Jogo. Um filme de Eryr Rocha. Sessão às 18h30. Classificação indicativa de 12 anos e entrada gratuita

- 18/12 a 30/12 (exceto 21, 24, 25 e 28) –"Batalha do amor". Um filme de Jacques Doillon. Sessão às 18h30. Classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita.

Com informações da Agência Belém. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores