Recife e Olinda festejam seu dia com muita cultura popular

Cidades irmãs comemoram seus aniversários, neste sábado (12), com bolo e apresentações de grupos tradicionais

por Paula Brasileiro sex, 11/03/2016 - 12:53
Victor Soares/LeiaJá Imagens/Arquivo Recife e Olinda comemoram 479 e 481 anos, respectivamente, neste sábado (12) Victor Soares/LeiaJá Imagens/Arquivo

Este sábado (12) será de muita festa no Recife e em Olinda. As cidades irmãs comemoram seus aniversários - de 479 e 481 anos, respectivamente - com bolo, música e muita cultura popular. Confira o que está programado para celebrar as datas.

RECIFE

Os 479 anos do Recife serão celebrados na Praça do Arsenal, Bairro do Recife. Às 19h, haverá o tradicional corte do bolo que, este ano, terá 400kg. Logo após, uma queima de fogos anuncia o início da festança que terá direito a samba, maracatu e muito frevo. Às 17h30, as Fadas Magrinhas colocam a criançada pra dançar. Depois, às 18h, a centenária Nação do Maracatu Porto Rico - homenageada e campeã do Carnaval 2016 - mostra o peso do seu batuque; as baterias das escolas Gigante do Samba e Galeria do Ritmo - respectivamente, campeã e vice da categoria Samba do Grupo Especial neste ano - tocam muito samba para os presentes. E o frevo toma conta da festança às 20h com o Maestro Duda - celebrando também seus 80 anos de vida - acompanhado de sua orquestra e artistas convidados como Almir Rouche, Josildo Sá, Edilza Aires e Adriana B.

Serviço

Aniversário de 479 anos do Recife

Sábado (12) | 19h

Praça do Arsenal da Marinha - Bairro do Recife

Gratuito

 

Olinda

Os 481 anos de Olinda também serão comemorados com muita cultura popular em diversos pontos da cidade e em dois dias de festa. No sábado (12), a comemoração inicia às 16h com o festival Abriu pro Coco e A Cocada. Um cortejo com os grupos Maracatu Leão Coroado, Maracatu Várzea do Capibaribe, Batákossô, Senzala Show, Fethxa, Brinquedo da Capoeira, Caboclinho 7 flechas e Afoxé Ylê de Egbá farão um cortejo, seguindo até a Praça Israel Félix, em Amaro Branco. A programação segue no palco, com shows dos Mestres do Coco de Pernambuco e a participação dos Mestres do Coco do Amaro Branco (Dona Glorinha, Mestra Ana Lúcia, Lú do Pneu e Mestre Juarez), seguido pelos grupo A Cocada e Coco Raízes de Arcoverde. Às 17h, o bloco de carnaval Esses Boy Tão Muito Doido se concentram em frente à Escola de Samba preto Velho e descem as ladeiras do Sítio Histórico e, às 18h, o bolo de 481kg será cortado em frente à sede da prefeitura onde estará montado um palco que receberá o Afoxé Ylê de Egbá e a banda Combo X.

Já no domingo (13), o 2º Passeio Ciclístico homenageia a data. A concentração dos ciclistas será às 6h, no Parque do Carmo, com café da manhã e aula de ginástica para aquecer o corpo. A largada será às 7h e o percurso passará pela Avenida beira Mar indo até a ponte do Janga. As inscrições serão feitas através da doação de 2kg de alimentos não perecíveis até esta sexta (11), na sede da Secretaria executiva de Esportes e Juventude, localizada na Vila Olímpica de Rio Doce; na loja PE Retrô do Shopping Tacaruna e na TM Bike (Avenida Presidente Kennedy, 1710).

Serviço

Aniversário de 481 anos de Olinda

Sábado (12) | 16h

Sítio Histórico de Olinda

Gratuito

 

2º Passeio Ciclístico

Domingo (13) | 6h

Parque do Carmo

2kg de alimentos não perecíveis

COMENTÁRIOS dos leitores