Cine PE responde à carta aberta da ABD-PE/Apeci

Diretoria do festival se posicionou ante a recusa das associações em participar do evento este ano

por Paula Brasileiro qua, 27/04/2016 - 12:01
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Alfredo Bertini afirmou ao LeiaJá que não vai entrar em conflito Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A diretoria do Cine PE divulgou uma nota oficial em resposta à carta aberta publicada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas de Pernambuco e Associação Pernambucana de Cineastas (ABD-PE/Apeci), nesta quarta (27), se recusando a participar da 20ª edição do festival. Por meio de sua assessoria, Sandra e Alfredo Bertini, produtores do evento, falaram sobre a negativa das duas associações.

Na nota, os Bertini dizem respeitar a posição da ABD e Apeci: "Nós respeitamos e vamos continuar sempre os convocando para participar do festival. Por princípios democráticos, fazemos questão de respeitar os pontos de vista, porque compreendemos a pluralidade do setor". Em entrevista pelo telefone ao Portal LeiaJá, Alfredo Bertini acrescentou ainda: "A gente está vivendo num momento de muito arrochamento de opiniões e de muitas divergências, eu não vou entrar neste movimento, não vou entrar em conflito, cada um que continue fazendo seu trabalho". O produtor disse ainda que tais conflitos já somam cinco anos: "O que eles pediram eu sempre fiz, mas fazer tudo sempre do jeito que eles querem é impossível".

Na carta publicada na manhã desta quarta (27) pelo Facebook, a ABD-PE/Apeci cita um choque de ideiais entre as associações e o Cine-PE: "Não há motivo para corroborar com um festival que não dialoga com os princípios básicos daquilo que defendemos. Não há motivo para compactuar com um festival que fez repetidamente proselitismo político em seu palco". 

O Cine PE é realizado desdde 1997 em Pernambuco e é reconhecido como um dos mais importantes festivais de cinema do país. A edição de 2016 começa no próximo dia 2 de maio, no Cinema São Luiz.

Confira na íntegra a nota da diretoria do Cine PE

Apesar do momento de tantos e desnecessários aguçamentos sobre opiniões distintas, nós do Cine PE ainda acreditamos em um país no qual os divergentes devem ser respeitados. É um direito que os cabe não ter apreço pelo Cine PE e pelo nosso trabalho. Vale ressaltar, para o público, que houve várias tentativas de aproximação do Cine PE com qualquer entidade em divergência. Inclusive, convidamos a referida associação para premiar neste festival e nos de passado recente, mas o convite, em todas as vezes, foi recusado. Nós respeitamos e vamos continuar sempre os convocando para participar do festival. Por princípios democráticos, fazemos questão de respeitar os pontos de vista, porque compreendemos a pluralidade do setor. Continuaremos com  o nosso trabalho, que entendemos ter construído algo de importante para o Estado nesses 20 anos de comprometimento. No mais, o que nos interessa é mantermos tais princípios e não nos comprometermos com quaisquer instigações que objetivem conflitos.

Recife, 26/04/16

Sandra e Alfredo Bertini – Cine PE

LeiaJá também

--> Cine PE divulga programação completa

COMENTÁRIOS dos leitores