Homem da Meia-Noite terá coco, maracatu e capoeira em 2017

Depois de homenagear as mulheres em 2016, o bloco olindense irá reverenciar as raízes africanas em comemoração aos seus 85 anos, com o tema ‘Negro Rei’

por Rebeca Ângelis ter, 08/11/2016 - 15:25

Depois de homenagear as mulheres em 2016, com o tema ‘Essas e Tantas Mulheres’, o Clube de Alegoria e Crítica Homem da Meia-Noite irá reverenciar no próximo Carnaval as raízes africanas do Brasil em comemoração aos seus 85 anos, com o tema ‘Negro Rei’. Para os homenageados presentes, durante a coletiva realizada na manhã desta terça-feira (7), na Sede do Bloco, localizada no bairro do Bonsucesso, Sítio Histórico de Olinda, o encontro foi de bastante honraria.

“Não imaginava ser homenageado, não tenho palavras. Acho que tem tudo a ver comigo o movimento africano, remetendo a mistura de ritmos. Nessa homenagem, o violino será misturado aos ritmos pernambucanos, como a capoeira, o frevo e os batuques do maracatu.”, revela o Maestro Israel de França, um dos que receberão a homenagem do calunga.

Para o Mestre Afonso, mestre do Maracatu Leão Coroado há 20 anos, prestigiar o maracatu centenário é uma forma de preservar as origens e o esforço que faz grupo chegar aos seus 154 anos de história. Já outro homenageado, o dançarino Paulo Cristo, ressalta que ser lembrado em meio a toda sua trajetória com o frevo e outras misturas artísticas é de uma satisfação imensurável.

Elementos como coco e capoeira também irão compor o cenário da mistura dos gêneros musicais no dia da saída do gigante. A tradicional roupa de saída do gigante será realizada pelo grupo de Coco Bongar, que também exibiu a gravata com os tons verde, preto e branco e ressaltou que o design será todo baseado em referências à África.

O presidente do bloco, Luiz Adolfo, revela ao Portal LeiaJá que a escolha feita pelo seu filho foi de uma imensa satisfação à altura dos 85 anos de comemoração do Calunga: “Falar dos elementos afrodescendentes é muito amplo, mas em um tema de 85 anos de história a gente trouxe parte dessa representatividade com história de religião, música, dança e cultura, a exemplo dos homenageados Maracatu Leão Coroado, Maestro Israel França, Paulo Cristo e o Grupo Bongar, que também fará a roupa, prestigiando o grande momento”.

Ele chegou a acrescentar ainda que conta com o apoio maciço do Governador Paulo Câmara para um maior reforço da segurança, em meio ao crescente número de pessoas que prestigiam a agremiação. Diferente dos anos anteriores, em 2017 o Homem da Meia-Noite ficará coberto até sua saída, pontualmente às 0h. Além disso, seu trajeto também será modificado, mas os detalhes serão divulgados apenas em janeiro, por meio de uma nova coletiva. Confira no vídeo as novidades de uma das principais agremiações do carnaval pernambucano:

Embed:

LeiaJá também

-->Em 2016, Homem da Meia-Noite homenageia as mulheres

-->Galo da Madrugada homenageará Alceu Valença e J. Michiles

COMENTÁRIOS dos leitores