Na Bomba do Hemetério, Virtuosi inicia série de concertos

Regida pelo maestro chileno Rafael Garcia e com participação do Maestro Forró, a apresentação de abertura ficou a cargo da Orquestra Jovem de Pernambuco e o Coral Ecumênico da Bomba do Hemetério

por Roberta Patu sab, 10/12/2016 - 21:39
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Abertura do Virtuosi foi realizada no bairro da Bomba do Hemetério Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Olhos e ouvidos atentos. Foi com encantamento que os moradores do bairro da Bomba do Hemetério receberam, pela primeira vez, a apresentação de uma orquestra erudita ao ar livre. Regida pelo maestro chileno Rafael Garcia e contando com a participação do Maestro Forró, a Orquestra Jovem de Pernambuco e o Coral Ecumênico da Bomba do Hemetério foram os responsáveis pela abertura do XIX Virtuosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco.

Crianças, adolescentes e adultos se reuniram para prestigiar a apresentação da abertura do festival, que tem entre seus objetivos popularizar a música erudita. A dona de cada Liliane Nascimento, de 32 anos, falou que nunca teve a oportunidade de prestigiar um concerto e que ficou encantada com a apresentação. “Estou admirada com tudo! Pensei que fosse algo chato de ver, mas estou achando tudo lindo e feliz em estar com minhas filhas ouvindo músicas tão encantadoras”, disse, ao LeiaJá, Liliane, que estava acompanhada das filhas Lílian de nove anos e Mariane de um ano de idade.

Com os olhos e ouvidos atentos à apresentação, a secretária Sônia Ratis, de 66 anos, revelou que já tinha tido a oportunidade de ver um concerto, mas que poder ter acesso a esse tipo de música no bairro é gratificante. “Já fui ao teatro ver uma apresentação, mas aqui é bem melhor. Sinto-me mais a vontade porque não preciso me arrumar, basta pegar uma cadeira, trazer e vivenciar essa apresentação maravilhosa”, diz.

Fazendo a bicicleta de banco para assistir abertura do Virtuosi, José Cícero Cândido, de 50 anos, também ficou emocionado durante apresentação. “Nunca tinha visto isso por aqui e estou achando tudo perfeito, não tenho nem palavras para definir”, falou o morador da Linha do Tiro.

Segundo o maestro Rafael Garcia participar da abertura do Virtuosi, na Bomba do Hemetério, é poder popularizar a música erudita de uma forma grandiosa. "Essa noite é especial porque estamos levando músicas para pessoas que não têm acesso à essa cultura de forma recorrente, por isso é tão importante estar aqui", pontuou Garcia. 

O Festival que começou neste sábado (10) segue até o dia 19 de dezembro. A programação do Virtuosi pode ser acessada através do link.



COMENTÁRIOS dos leitores