"Churrasquinho da Diretoria" é aposta contra a crise

Em bicicleta adaptada, garçom ganha a vida como vendedor de espetinho, nas noites de Belém, e pede apoio para melhorar as condições do veículo

por Antônio Carlos sex, 16/12/2016 - 15:53
Fernando Sette/Expedição Pará Bira, o Diretoria, vende espetinhos e distribui bom humor Fernando Sette/Expedição Pará

Para ele, não tem cliente especial: todo mundo é da "Diretoria". Montado numa bicicleta adaptada, José Nazareno Guimarães, 60 anos, conhecido como Bira, atravessa noites e madrugadas vendendo churrasquinho na avenida João Paulo II, no bairro do Marco, em Belém. Bira é garçom profissional, mas está desempregado. Com seu jeito descontraído, sempre de alto-astral, ele virou um personagem entre muitos que trabalham na noite da capital paraense.   

O espetinho faz parte da cultura gastronômica de Belém. Em cada esquina é possível encontrar um vendedor, além das inúmeras casas especializadas espalhadas pelo centro e periferia. No estádio de futebol, em dia de jogo, o churrasquinho com farofa não pode faltar.

Bira, ou simplesmente Diretoria, estaciona sua bike na João Paulo com a Timbó, de terça a domingo, de 19 horas à meia-noite. Depois, segue para a Mauriti, dois quarteirões adiante, onde fica até o último cliente. Sustenta a família com o churrasquinho e se orgulha do que faz.

O negócio começou num momento de crise, em consequência do desemprego. Hoje, avança com dificuldades (a bicicleta enferrujada pede uma nova e Bira ainda espera por algum tipo de ajuda), mas clientes não faltam. Conheça a história desse trabalhador. O vídeo é do projeto Expedição Pará.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores