Pará ganha destaque na curadoria artística nacional

Professora Marisa Mokarzel, da Universidade da Amazônia (Unama), foi citada entre os 30 curadores mais importantes do Brasil em 2016

por Antônio Carlos qui, 29/12/2016 - 12:39
Divulgação Professora Marisa Mokarzel, da Unama: destaque nacional Divulgação

O Pará ganhou destaque nacional  no meio artístico neste ano, segundo a retrospectiva “30 exposições que marcaram 2016”, do site Brasileiros. A professora Marisa Mokarzel, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama), está entre as curadoras mais importantes do Brasil.

Segundo a análise, mesmo diante da crise econômica e política, as instituições culturais conseguiram se organizar e montar exposições relevantes, que trouxeram à tona questões sociais, de gênero, étnicas e do próprio fazer artístico. O site Brasileiros selecionou 30 mostras, realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza, dentre outras cidades.

Marisa Mokarzel atuou na curadoria da exposição Vértice, realizada a partir de um projeto referente a colecionadores brasileiros, da 4ART Produções, coordenado por Daiana Castilho Dias. Além dela participaram as curadoras Marilia Panitz, de Brasília, e Polyanna Morgana, do Paraná. O projeto começa com o acervo do colecionador de Brasília Sérgio Carvalho, que possui mais de 1.500 obras.

A exposição foi apresentada no Espaço Cultural dos Correios, pela primeira vez, em Brasília. Depois seguiu para o Rio de Janeiro e, por último, São Paulo. “Considero que a importância maior foi tornar público um grande acervo de uma coleção particular que em geral fica restrita às  pessoas do relacionamento do colecionador. Trata-se de uma grande coleção nacional da qual fazem parte artistas da Amazônia, como Berna Reale, Emmanuel Nassar, Marcone Moreira, Cláudia Leão e Rodrigo Braga”, disse Marisa Mokarzel.

O processo de trabalho das três curadoras envolveu visita ao acervo em Brasília e encontros também virtuais por Skype. Além de encontros para montagem e palestras nas três cidades em que houve a exposição.

Professora da Unama, instituição de ensino superior do grupo Ser Educacional, em Belém, Marisa Mokarzel possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e mestrado em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Foi pesquisadora do Sistema Integrado de Museus e Memoriais-SIM/SECULT/PA e diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, da Secretaria de Cultura do Pará. Exerceu a coordenadoria adjunta do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia - Unama. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: circuito de arte, exposição e curadoria.

 

COMENTÁRIOS dos leitores