Sarau Literário encerra projeto de qualificação na Unama

Evento fechou atividades do Capacita, desenvolvido pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, para a formação profissional

por Gabriel Marques sab, 28/01/2017 - 11:10

Para encerrar as atividades do Capacita, projeto de capacitação profissional da Universidade da Amazônia (Unama), o curso de Letras ofereceu na quinta-feira (26) um sarau de literatura para dialogar com alunos da universidade e visitantes. O evento foi idealizado pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras (NDE), composto pelos professores Paulo Nunes, Lucilinda Teixeira, Socorro Cardoso, José Guilherme Castro e Veridiana Castro.

Após um mês de aperfeiçoamento, o Capacita se uniu ao curso de Letras para encerrar o evento com a leitura de poemas e tradução de literatura, como explica a representante do Centro de Ciências Humanas e Sociais Raquel Abreu. “Nada melhor do que fechar o projeto com um evento lúdico e artístico. O NDE de Letras nos ofereceu a ideia e nós aceitamos de braços abertos, então o objetivo do sarau é proporcionar, depois de um mês de atividades, um recital de poemas e tradução de literatura para alunos e para o público em geral”, ressaltou.

Dentre os objetivos do evento está o de convidar escritores que já lançaram suas obras ou que estão em projeto experimental de criação. Segundo Veridiana Castro, uma das idealizadoras do Sarau e coordenadora do NDE, a proposta é que o evento ocorra a cada dois meses, na Unama ou em escolas de ensino médio. “A cada dois meses o sarau deve acontecer, ou na universidade ou em escolas, para que os alunos do ensino médio possam viver esse momento de sensibilização literária a partir dos objetos artísticos”, explicou.

“O sarau é muito importante para que a gente possa estar fazendo uma socialização com todos os alunos do curso de Letras e da área de humanas, ele já inicia um semestre promissor. Esses encontros são muito importantes para falar sobre poesia, discutir acontecimentos atuais e releituras de obras importantes”, contou Édila Doler,  aluna do 7° semestre de Letras.

O professor José Guilherme Castro ressaltou que o evento abre novas portas para o curso de Letras. O Sarau, segundo ele, possibilita até mesmo visibilidade para autores que ainda não publicaram suas obras. “Esse evento abre portas para o curso e para as pessoas, a iniciativa é legal, porque é uma maneira de conseguir que essas pessoas publiquem seus materiais. Eles podem ter tanto conteúdo para mostrar que muitas vezes não conseguem ser publicados”, destacou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores