'Lion' chega aos cinemas brasileiros nesta sexta (17)

O longa concorre ao Oscar de melhor filme, e conta a história de um indiano separado da sua família quando criança

sex, 17/02/2017 - 15:58
Divulgação/Produção O filme trata o árduo processo de adoção internacional, e como esse tema deve ser levado para a discussão Divulgação/Produção

Indicado a seis Oscar - o filme inspirado em uma história real -, conta a trajetória de um indiano adotado na Austrália tentando reencontrar a família biológica. A produção "Lion — Uma jornada para casa” está em exibição no UCI Kinoplex do Shopping Plaza e no Cinemark do Shopping RioMar Recife.

Um conto de fadas contemporâneo

O diretor australiano Garth Davis - estreando em longas-metragens - registra a improvável e trágica aventura de um menino de cinco anos das favelas indianas. Após adormecer em um vagão de trem aparentemente fora de uso perto de sua cidade, ele acorda, em um dia ensolarado de 1986, do outro lado da Índia, na caótica Calcutá. Sem comunicação com a família, ele é levado a um orfanato, e mais tarde adotado por um casal de australianos, vividos pelos atores Nicole Kidman e David Wenham.

Com a ajuda da revolução digital, duas décadas depois, o espectador acompanha a busca de Saroo por sua família biológica, que acredita reencontrar após o tempo. Com a passagem de bastão do menino Sunny Pawar, 8 anos, para Dev Patel, 26, a segunda metade da narrativa é mais sentimentalista. A música ocidental unem a história ao drama, e “Lion” disputa seis estatuetas na festa da Academia de Artes de Hollywood, incluindo melhor filme, ator coadjuvante (Patel), atriz coadjuvante (Kidman), roteiro, cinematografia e trilha sonora original.

Vencedora do Oscar de melhor atriz em 2003 por “As horas”, Nicole Kidman, disse em entrevistas as revistas e jornais que espera a divulgação da história de Saroo alcance além das emoções. "Minha irmã, que tem seis filhos, viu comigo e começou a choradeira aos 16 minutos de projeção, e só parou no fim!", disse, com informações do jornal O GLOBO.

O filme trata o árduo processo de adoção internacional, e como esse tema deve ser levado para a discussão. De acordo com o diretor, "a adoção precisa ser cada vez mais acessível em nossa realidade globalizada", disse Garth Davis com informações do jornal. Kidman que interpreta a personagem "Sue" passou seis anos estudando as leis na Índia e na Austrália para viver sua maternidade, um aspecto talvez menos cinematográfico, mas igualmente emocionante em uma história de amor incondicional que ultrapassou todas as barreiras. Inclusive quando Saroo decidiu reencontrar sua mãe biológica. 

Confira o trailer do filme que já está disponível nos cinemas no Recife:

Serviço

UCI Kinoplex 

Shopping Plaza 

Casa Forte Recife

Rua Doutor João Santos Filho, 255

Cinemark 

Shopping RioMar Recife 

Avenida República do Líbano, 251 - Pina

COMENTÁRIOS dos leitores