Marvel pune ilustrador por possível intolerância religiosa

A decisão foi tomada depois da marca ser questionada em relação às mensagens com teor supostamente político e religioso em um gibi dos X-Men: Gold

por Roberta Patu ter, 11/04/2017 - 17:31

A Marvel vai mover uma ação disciplinar contra o ilustrado indonésio Ardian Syaf. A decisão foi tomada depois da marca ser questionada em relação às mensagens com teor supostamente político e religioso em um gibi dos X-Men: Gold.

De acordo com os fãs, Ardian teria criado referências à oposição islâmica à oposição islâmica a Basuki Tjahaja Purnama de Jacarta. Conforme o jornal britânico The Guardian, a Marvel só vai remover as referências identificadas nas futuras edições do álbum.

No caso, Basuki Tjahaja Purnama teria afirmado que as pessoas não poderiam acreditar em líderes islâmicos que usam a passagem 5:51, do Alcorão e que os muçulmanos não podem ser liderados por não muçulmanos.

Em algumas ilustrações é possível identificar alguns símbolos, como o número ‘212’, que na região da Indonésia é decodificado como referência aos protestos muçulmanos contra Tjahaja Purnama. Além dessa possível mensagem subliminar, os leitores também indicaram a frase na camisa ‘QS 5:51’ do personagem Colossus.

Em uma rede social, o ilustrador negou que as referências apontadas instigassem a intolerância religiosa. Em postagem, ele relatou que o número faz referência ao amor e a justiça e que para ele, depois de tudo isso, sua carreira teria chegado ao fim. Ao concluir a publicação, ele pediu menos ódio e desejou paz.

COMENTÁRIOS dos leitores