Campanha na internet resgata obra de Dalcídio Jurandir

Editora bragantina busca financiamento coletivo para relançar "Ponte do Galo", do romancista paraense. Livro está fora de catálogo há 46 anos.

ter, 18/04/2017 - 16:15
Divulgação Nova capa do livro de Dalcídio Jurandir Divulgação

A Editora Pará.grafo, de Bragança, município da região nordeste do Pará, lançou no dia 7 de abril uma campanha de financiamento coletivo, na internet, para a reedição do livro "Ponte do Galo", do escritor paraense Dalcídio Jurandir. O romance foi lançado em 1971 pela Editora Martins e nunca mais reeditado.

A campanha de financiamento coletivo quer colocar o livro de volta às livrarias ainda neste ano. Quem ajudar terá a reedição em primeira mão e mais outras vantagens, como ainda ter o seu nome no livro em forma de agradecimento. Para André Fernandes, um dos idealizadores do projeto, a intenção é contribuir diretamente para a cultura paraense e amazônica. “Seria um resgate do interesse pela literatura de quem foi considerado o maior romancista que a Amazônia já teve”, disse.

O projeto se iniciou através do pesquisador de literatura paraense André Fernandes e Denis Girotto de Brito, editor da Editora Pará.grafo. Os dois entraram em contato com a família do autor, que tem uma fundação chamada Casa de Cultura Dalcídio Jurandir, em Niterói-RJ, e conseguiram a autorização para fazer a edição. Como a editora ainda é nova, a opção foi o financiamento coletivo. “Assim, poderíamos divulgar o projeto e ao mesmo tempo conseguir fundos a partir da pré-venda dos livros”, diz André.

Dalcídio Jurandir nasceu em Ponta de Pedras, no Marajó, em 1909, e morreu em 1979. Dedicou cerca de 30 anos de sua vida à escrita de seus onze romances, sendo dez deles integrantes do chamado Ciclo do Extremo Norte. “Ponte do Galo” é o sétimo do Ciclo. Além disso, recebeu pelo conjunto da obra o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. Recentemente, recebeu uma edição de suas poesias organizada pelo professor e escritor Paulo Nunes, que inclusive assina o prefácio da nova edição de “Ponte do Galo”.

Suas obras não tiveram muitas reedições, sendo algumas delas esgotadas hoje por nunca terem sido reeditadas, como é o caso desse livro. A editora também optou por fazer uma versão digital do livro. Outro diferencial é que a nova edicão será ilustrada, o que é inédito para uma obra do autor. Ela terá ilustrações da artista plástica e escritora paraense Paloma Franca Amorim e tem como capa uma fotografia do premiado Eliseu Pereira, jovem fotógrafo marajoara que já expôs suas obras no Museu do Louvre, em Paris.

Para saber mais detalhes sobre o projeto e colaborar com a iniciativa, basta acessar o site https://www.catarse.me/ponte_do_galo e apoiar.

Por Karol Lima.

COMENTÁRIOS dos leitores