Rodrigo Santoro e Cassia Kiss são homenageados do Cine PE

O festival será realizado de 23 a 29 de maio, no Cinema São Luiz, centro do Recife

por Roberta Patu qua, 03/05/2017 - 14:46
Reprodução/Facebook Os atores foram premiados em 2001 no Festival Reprodução/Facebook

Nesta quarta-feira (3), a organização do Cine PE divulgou as datas de realização do evento e os homenageados do festival. Este ano, os atores Rodrigo Santoro e Cassia Kiss Magro e o crítico de cinema pernambucano Luiz Joaquim ganham destaque e são os homenageados de 2017. O festival será realizado de 23 a 29 de maio, no Cinema São Luiz, centro do Recife.

Nascida na cidade de São Paulo, Cassia Kiss Magro iniciou sua carreira no teatro amador e fez sua estreia na televisão em 1979, na novela Cara a Cara, da TV Bandeirantes. Seu primeiro personagem de maior repercussão veio em 1985, na novela Roque Santeiro. A atriz também atuou em folhetins, como Brega e Chique, Vale Tudo, Pantanal, Barriga de Aluguel, Fera Ferida, entre outras. No cinema, esteve em mais de 15 filmes, entre eles Bicho de Sete Cabeças (2001), no qual Cassia conquistou o Troféu de Melhor Atriz Coadjuvante no CINE PE.

Já o ator Rodrigo Santoro atuou em várias novelas como Explode Coração, O Amor Está no Ar, Suave Veneno. Além disso, no cinema nacional e internacional, ele foi destaque em Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky; Abril Despedaçado, de Walter Salles; Carandiru, de Hector Babenco; 300, do diretor Zack Snyder, e o remake de Ben-Hur no papel de Jesus Cristo. Santoro conquistou 18 prêmios de cinema em festivais do Brasil e do Mundo.

Natural de Recife, o jornalista e crítico de cinema Luiz Joaquim é um dos fomentadores do cinema pernambucano. Entre suas publicações, constam artigos nos livros 100 melhores filmes brasileiros (2016); O Cinema Brasileiro Hoje – Ensaios, edição bilingue (2015); Cinema Sem Fronteiras:15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes. Reflexões sobre o Cinema Brasileiro 1998-2012 (2012); e Os Filmes que Sonhamos Vol. 1 (2011). Além disso, Joaquim atuou na coordenação da sala de cinema da Fundação Joaquim Nabuco, como programador e curador do espaço, ao lado do cineasta Kleber Mendonça Filho, por 17 anos.

A programação do Cine PE 2017, que ainda será divulgada, contará com exibições de curtas pernambucanos e nacionais, além de mostras competitivas e filmes hour concours. 

COMENTÁRIOS dos leitores