Mosaico Coral estreia espetáculo "Todo Sentimento" em JP

O espetáculo é uma montagem musical inspirada na obra de Chico Buarque. As apresentações acontecem nos dias 1, 2, 8 e 9 de julho, no teatro Ednaldo do Egypto

por Paula Farias seg, 26/06/2017 - 17:51
Foto: Osmar Santos Festival de Corais de João Pessoa Foto: Osmar Santos

O Mosaico Coral estreia o espetáculo cênico-musical “Todo Sentimento”. O espetáculo é inspirado na obra de Chico Buarque e narra paixões e conflitos de casais utilizando elementos do teatro e canto. As apresentações acontecem às 20h, nos dias 1, 2, 8 e 9 de julho, no teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

O enredo foi idealizado pelo maestro Onivaldo Júnior, que também assina a maioria dos arranjos, e a direção cênica é do ator Zeny Moura. O coral tem, ainda, a preparação vocal sob responsabilidade da maestrina Ariadne de Lima.

A ideia inicial era fazer um repertório com sambas de Chico Buarque. “Estamos preparando esse espetáculo desde janeiro de 2016, quando idealizei o roteiro. A ideia era escolher músicas que não precisassem de texto adicional para contar uma história. A música 'Deixe a Menina' me levou à ideia de colocar um casal em crise por ciúmes. E as 20 músicas foram surgindo quase instantaneamente", conta Onivaldo Júnior.

O espetáculo traz a história de dois casais, os conflitos e paixões são inspirados nas músicas do compositor Chico Buarque. O casal Cabral e Rosa vive conflitos pelo ciúme, desconfiança e a personalidade forte de ambos. De maneira oposta, Amadeu e Beatriz são cheios de cumplicidade e harmonia.

“Inicialmente seria só um casal, mas algumas músicas em que o Cabral, um dos protagonistas, recebe conselhos, me levou ao personagem Amadeu. Em uma das músicas Amadeu canta a frase 'Dei mais sorte com a Beatriz', o que inspirou essa personagem também”, revela Onivaldo.

No repertório da apresentação foram selecionadas 20 canções, a maioria do compositor carioca, cujas temáticas estabelecem uma relação entre encontros e desencontros dos dois casais. O espetáculo acontece em três atos, ambientados em locais diferentes: a casa de Beatriz e Amadeu, um bar e um salão de baile, onde os protagonistas se reencontram para um elegante desfecho, com direito a uma mistura surpreendente de dois clássicos buarquianos.

Os cantores que participam do espetáculo são: (Sopranos) -  Ariadne de Lima, Alda Lacerda, Dani Rabelo, Elza Almeida, Flaviana Dantas, Josilene Melo, Jucileide Galvão, Paula Regina, Salete Lélis, Trícia Nunes. (Contraltos) -  Lúcia Rocha, Lourdes Jardelina, Nathalia Andrade, Renata Soares, Roberta Trindade, Vanessa Dantas. (Tenores) - Abidias França, Beni Enderson, Chrystian Sales, Diôgo Santos, Jefferson Luiz, Luciano Albuquerque, Luciano Sobreira, Moisés Fernandes.(Baixos) Helder Vieira, João Victor Figueiredo, Robson Lima, Samuel Rocha, Thyago Freire e Zeny Moura (baixos).

COMENTÁRIOS dos leitores