Hullabaloo: a terapia por meio da música de objetos

Método permite fazer música com objetos do dia a dia, como panelas, garrafas pet e até tampinhas. Nas sessões, o importante é a criatividade.

ter, 25/07/2017 - 13:46

A música sempre esteve presente na vida das pessoas. Ao longo dos anos, essa arte foi usada para retratar romances, tragédias, conquistas e até para fazer criticas. Foi na época da segunda Guerra Mundial que a utilização da música para fazer terapias começou a tomar força. Na época, as sessões de musicoterapia serviam para reabilitar os soldados que se feriam nos confrontos e com o tempo, isso foi alcançando outras pessoas.

Foi pensando por esse viés que a musicoterapeuta Kadna Cordeiro se tornou mestre em música, na Inglaterra, e hoje trabalha com um método que ela mesmo criou: o Hullabaloo - método que consiste em usar objetos comuns, como garrafas, panelas, tampinhas, pedaços de madeira e até canos, para fazer música. Kadna trabalha com o Hullabaloo fazendo sessões de musicoterapia com idosos, gestantes, pessoas com deficiência e até com animais. Segundo ela, a intenção do trabalho é o de mudar o estado de espírito e o humor de quem participa das sessões. "Partindo do princípio do ditado de que quem canta seus males espanta, é mais ou menos isso a musicoterapia", diz.

Confira um pouco da história da musicoterapia e dos efeitos positivos do Hullabaloo:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores