Muito blues e jazz no sábado do Parque Santana

Festival BB Seguridade de Blues e Jazz encantou o público pernambucano, na tarde deste sábado (23), com atrações nacionais e internacionais

por Paula Brasileiro sab, 23/09/2017 - 23:00
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens O Parque Santana ficou lotado para o festival BB Seguridade de Blues e Jazz Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens

O Parque Santana, na Zona Norte do Recife, recebeu neste sábado (23), o Festival BB Seguridade de Blues e Jazz. Pela segunda vez na capital pernambucana, o evento trouxe grandes nomes, nacionais e internacionais, para o palco do parque, como o trompetista americano Leroy Jones e o multi instrumentista brasileiro, Hermeto Pascoal. A festa reuniu adultos e crianças numa tarde - que entrou pela noite regada de boa música.

A programação começou cedo, às 14h, com atividades para as crianças. A molecada pôde aproveitar o parque e as oficinas de colagem e musicalização. Logo depois, às 14h30, a música tomou conta do Santana. A primeira a subir ao palco foi a Banda de Chão, seguida pelos pernambucanos da Renato Bandeira & Som de Madeira e o Tributo aos Deuses da Guitarra com 'O Bando'. Depois, o público curtiu o jazz  de Leroy Jones, que se derreteu pela plateia: “Sempre que venho ao Brasil eu digo, vocês são o público mais atencioso e caloroso pra quem já toquei”. E o guitarrista luso-brasileiro Nuno Mindelis tocou seu blues, literalmente, para a ‘galera’, descendo do palco e manobrando sua guitarra no meio da plateia.

Mas, foi à noite que subiram ao palco as atrações mais esperadas. Passava um pouco das 20h quando o ‘bruxo’ Hermeto Pascoal começou seu show, que mais pode ser considerado uma apresentação de magia. Com seus músicos, ele brincou no palco e encantou os presentes com sonoridades e performances ímpares. Fechando a noite, o cantor Zeca Baleiro mostrou o seu blues. Com uma apresentação especial, apenas com canções deste gênero, ele mandou um repertório que foi de Albert Collin a Sérgio Sampaio.

Trânsito

Repetindo o acontecido em 2016, o trânsito ficou complicado nas mediações do Parque Santana, logo no início da tarde. Desde o Shopping Plaza, no bairro de Casa Forte, os carros já transitavam lentamente devido ao alto fluxo. As entradas do Parque estavam bloqueadas, o que dificultou um pouco o acesso para quem escolheu ir de carro ao festival. A volta também foi complicada com um fluxo intenso de veículos. Em contrapartida, muitas pessoas preferiram usar suas bicicletas e até skates para chegar ao local.

COMENTÁRIOS dos leitores