O maravilhoso mundo de Odin

À frente da Banca Guararapes há 47 anos, Orlando Oliveira, o Odin, transformou-se numa espécie de 'guru' dos quadrinhos no Recife

por Paula Brasileiro dom, 22/10/2017 - 11:25
Paula Brasileiro/LeiaJáImagens Orlando Oliveira é o Odin na Banca Guararapes Paula Brasileiro/LeiaJáImagens

Em um reino não muito distante, Odin construiu sua fortaleza. O 'reino' é a cidade do Recife, mais precisamente em seu centro, na Avenida Guararapes; a 'fortaleza' é uma banca de revistas que leva o mesmo nome da avenida e que concentra uma enorme diversidade de quadrinhos e produtos relacionados; já o Odin em questão, não se trata do personagem, pai de Thor nas histórias, mas sim de Orlando Oliveira. É ele quem comanda o espaço, há mais de quatro décadas, e lá agrega amantes dos HQ's de todas as partes da cidade.

Na Banca Guararapes, Odin - apelido que ganhou dos frequentadores - vende todo tipo de quadrinho. Das revistinhas da Turma da Mônica, responsáveis por introduzir milhares de crianças no mundo da leitura, às produções locais, como a recente A Noiva, de Eron Villar e Thony Sillas. Ele também vende alguns bonecos, os chamados action figures, bottons e canecas, todos dentro da temática do universo da cultura pop. "Das publicações atuais, todas eu tenho. Desde o Renascimento DC, Marvel, o que você imaginar", diz orgulhoso.

E as relíquias? Bem, sobre elas, Odin garante que são difíceis de encontrar, até mesmo dentro de um acervo numeroso como o dele: "Isso daí a gente passa de ouvido pra ouvido, não chega nem aqui na banca", revela. Coisa de colecionador mesmo. A Banca Guararapes funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h30 e é, certamente, ponto de encontro e 'fortaleza' para todos aqueles que amam os quadrinhos.  



COMENTÁRIOS dos leitores