Sessão de O Jardim das Aflições acaba em briga no Recife
Exibição de filme sobre Olavo de Carvalho em auditório da Universidade Federal de Pernambuco terminou em confusão
A exibição do filme O Jardim das Aflições, na tarde desta sexta-fera (27), no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFHC) da Universidade Federal de Pernambuco, terminou em confusão e com algumas pessoas feridas. O diretor do documentário, Josias Teófilo, que estava na sessão, relatou o ocorrido nas suas redes sociais, inclusive postando fotos de um homem machucado.
"CFCH virou uma praça de guerra. Eles avançavam gritando. Tentei mediar o conflito mas não foi possível. Os dois grupos se espancaram no corredor. Se não fosse essas pessoas que nos defenderam teriam invadido o auditório e nos agredido. O debate não aconteceu por isso", postou.
Segundo a assessoria de imprensa da UFPE, a Superintendência de Segurança Institucional da universidade foi acionada por volta das 16h20 e, chegando no local, conseguiu deter a confusão. Ainda de acordo com a instituição, ninguém foi detido ou ficou gravemente ferido. A assessoria ainda informou que a diretoria do CFHC já teria deixado avisado aos seguranças que poderia haver conflitos, devido a comentários contrários ao filme nas redes sociais.
O documentário O Jardim das Aflições conta a história do filosófico Olavo de Carvalho, ícone da direita brasileira. O filme foi o grande vencedor da 21ª edição do Cine PE, ganhando como melhor longa metragem. Antes do festival, alguns diretores retiraram suas produções do evento, em retaliação à participação do doc.
Veja o vídeo feito pelo diretor Josias Teófilo, durante episódio dessa tarde.