Mostra destaca desigualdade de gênero no mundo das artes

Grupo ativista milita desde os anos 80 para mostrar que mulheres têm menos destaque que os homens em espaços de renome

por Wagner Silva qua, 29/11/2017 - 16:03

O grupo norte-americano de ativismo feminista Guerrillas Girls está com uma mostra em cartaz no Museu de Artes de São Paulo (Masp) que chama a atenção do público e da classe artística para a desigualdade de gêneros dentro deste universo. O grupo milita há 30 anos pela causa e todas mantém o anonimato, usando a identidade de importante personagens feministas históricas.

Elas também trouxeram 100 impressos que fizeram parte de uma exposição no Museu de Arte Moderna (MAM). De acordo com um dos manifestos do grupo, “existem mais mulheres nuas expostas em museus do que artistas que assinam as peças”. As Guerrillas Girls ressaltam o fato de que uma das mais renomadas instituições de arte do mundo, o Metropolitan de Nova Iorque, possui apenas 4% de material assinado por mulheres.

As ativistas começaram seu trabalho nos anos 80 colando cartazes pelas ruas da cidade e, com a repercussão e a fama, passaram a usar máscaras de gorila para manter a identidade protegida. O gorila foi escolhido por conta da sonoridade da palavra ser próxima de “guerrilha”.

GUERILLAS GIRLS

Data: 29/09/17 a 14/02/18

Local: MASP - Av. Paulista, 1578

São Paulo-São Paulo

Entrada: R$ 15 na bilheteria do MASP ou pelo site https://www.ingressorapido.com.br/venda/?id=1035#!/tickets

COMENTÁRIOS dos leitores