José Padilha é acusado por Dilma de mentir em nova série

Em redes sociais a ex-presidente criticou o diretor da série O Mecanismo acusando-o de deturpar fatos sobre Operação Lava Jato

por Aquiles Marchel Argolo seg, 26/03/2018 - 17:26

O Mecanismo, série dirigida por José Padilha (Tropa de Elite) foi criticada nas redes sociais pela ex-presidente Dilma Roussef (PT), que acusou o diretor de deturpar fatos e usar a série para espalhar fake news.

Em uma nota divulgada no último domingo (25), Dilma diz que “uma série baseada em fatos reais não pode distorcer a realidade e José Padilha usa toda sorte de mentiras para ataca-la e ao ex-presidente Lula da Silva.”

Uma das reclamações citadas pela ex-presidente é uma cena em que o personagem Higino, inspirado em Lula, usa a expressão “estancar a sangria”, ao mostrar na trama a necessidade de barrar as investigações. O responsável pelo termo na vida real foi o Senador Romero jucá (MDB-RR), um dos articuladores do impeachment de Dilma.

"Sobre mim, o diretor de cinema usa as mesmas tintas de parte da imprensa brasileira para praticar assassinato de reputações, vertendo mentiras na série de TV, algumas que nem mesmo parte da grande mídia nacional teve coragem de insinuar", disse Rousseff na mesma nota.

Outra parte que gerou polêmica na obra de Padilha foi a abordagem para o caso do Banestado. A petista acusa a obra da Netflix de situar o mega esquema de operações financeiras ilegais feito através do banco Banestado no início do primeiro mandato do ex-presidente Lula, quando as investigações começaram de fato na segunda metade da década de 1990, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Padilha se defendeu dizendo que o termo “estancar a sangria” não é de patente de Romero Jucá e, portanto os roteiristas podem usar como quiserem.

Baseado no livro Lava Jato - O Juiz Sergio Moro e Os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil, o seriado faz referência a eventos reais, personagens e instituições investigadas na Lava Jato, porém sempre usando nomes fictícios.

Padilha, além de diretor é produtor executivo da série.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores