MPT recomenda que haja mais negros em 'Segundo Sol'

No documento, enviado à Rede Globo, o órgão faz 14 recomendações para a inclusão de mais pssoas neras não apenas na novela, mas na empresa

por Elaine Guimarães sab, 12/05/2018 - 13:12
Divulgação/RedeGlobo O folhetim já está dando o que falar pelo número reduzido de atores negro no elenco Divulgação/RedeGlobo

Na próxima segunda-feira (14), estreia a nova novela das 21h, Segundo Sol. Escrita por João Emanuel Carneiro e ambientada na Bahia, o folhetim já está dando o que falar pelo número reduzido de atores negros no elenco. O caso chegou ao Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).

O MPT enviou à emissora uma recomendação para que haja mais atores negros na novela, alegando que a Bahia é o Estado com maior população negra do Brasil. "O não espelhamento da sociedade nos programas televisivos gera a perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra", disso o órgão por meio de nota.

No documento, o MPT faz 14 recomendações para a inclusão de mais pessoas negras não apenas em 'Segundo Sol', mas na empresa. Além disso, se a emissora descumprir o prazo estipulado pelo órgão deverá prestar esclarecimentos em audiência ou enfrentar uma ação judicial.

LeiaJá Também

--> ‘Representatividade racial não é critério’, diz Globo

COMENTÁRIOS dos leitores